13.11.18

Nunca te poderemos agradecer o suficiente

Entre muitas outras coisas, dos tempos de escola recordo-me de um momento especial. Era aluno do ensino secundário e numa aula de português a professora quis saber quais as nossas ambições profissionais. Depois de muitas respostas populares, um colega e amigo disse à professora que queria ser profissional de matraquilhos. Algo que chocou a professora. E que o levou a dizer que o mundo não é feito apenas de médicos e engenheiros, pois se assim fosse, ninguém fazia pão ou construía prédios.

Recordei-me deste momento quando reli as populares palavras de Stan Lee, que morreu aos 95 anos. “Costumava ficar envergonhado porque era autor de livros de banda-desenhada enquanto outras pessoas estavam a construir pontes e a seguir carreiras na medicina. Depois comecei a perceber que o entretenimento é uma das coisas mais importantes nas vidas das pessoas. Sem ele podem encaminhar-se para um fundo escuro. Sentir que se entretemos pessoas é porque estamos a fazer uma coisa boa”, disse.

E se o meu amigo foi levado para a brincadeira, a carreira de Stan Lee é a prova de que o mundo não é feito apenas de médicos e engenheiros. Muitas pessoas que quase passam despercebidas acabam por ter um papel muito importante na vida de todos nós. E Stan Lee é um desses casos. Quantas pessoas não encontraram refúgio num dos filmes dos super-heróis criados por si? Quantos jovens vítimas de bullying não encontraram refúgio e força nos personagens de Stan Lee? Muitos, certamente.

Acredito que muitas pessoas reconhecem imediatamente a Marvel, mas talvez o nome de Stan Lee passe despercebido a algumas pessoas que não sabem (ou não associam o seu nome) que é o autor de super-heróis como Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, entre tantos outros. E muitas pessoas até nem se apercebem dos breves segundos em que aparecia nos filmes dos super-heróis que criou, como acontece em Venom, o mais recente que vi.

Temos de estar eternamente a todos aqueles que são fundamentais nos avanços da medicina e em outras áreas realmente importantes para a evolução da humanidade. Mas isto não invalida a realidade que diz que nunca poderemos agradecer com justiça a Stan Lee por tudo aquilo que fez por nós. Humildemente deixo o meu obrigado ao super-herói Stan Lee.

via GIPHY

4 comentários:

  1. Eu agradeço-lhe pelos minutos que me prendeu ao ecrã!

    ResponderEliminar
  2. Talvez as novas gerações saibam quem ele é (porque ainda é) devido a um seriado televisivo: A teoria do Big Ben. Retrata um núcleo de "nerds" apaixonado por Comics e o Stan Lee fez parte de alguns episódios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele aparecia na maioria dos filmes, sempre com pequenas participações.

      Eliminar