1.10.18

texto só para mulheres (ou talvez não)

Hoje é o primeiro dia de Outubro, mês de sensibilização para o cancro da mama. E nunca é demais alertar para os cuidados que as mulheres (e homens, pois é uma doença que também afecta o sexo masculino) devem ter e que passam pela sensibilização. Não deixem para amanhã o exame de rotina que já deveria ter sido feito no ano passado. Não ignorem os sinais que o corpo dá pensando que é outra coisa qualquer. A prevenção é essencial para que se possam evitar males maiores. E mulher prevenida vale por mil.

Sei que este primeiro parágrafo soa a cliché que fica bem escrever. Mas é o desabafo de um filho que teve de acompanhar o cancro da mama da mãe. O desabafo de um filho que teve de ver a mãe sem cabelo e a lidar com os efeitos secundários dos tratamentos. Felizmente, a história tem final feliz. Felizmente, apesar da péssima notícia, surgiram logo notícias que nos deram ânimo. Mas tenho a certeza de que ninguém quer ver alguém de que gosta passar por algo tão duro.

Por isso não é um cliché. É um pedido de um filho de uma mulher que teve de lidar com a doença. E deixo aqui um pequeno conselho que costumo partilhar com as mulheres que conheço e que foi dado pelo médico que acompanhou a minha mãe. As mulheres "devem" beber água Monchique (e peço desculpa pela publicidade) pois é alcalina, o que faz com que seja óptima para as mulheres. Que também não devem usar desodorizantes que contenham alumínio. E acreditem que existem muitas opções sem alumínio.

Obrigado pelo tempo que dedicaram a ler este desabafo. E espero mesmo que olhem por vocês e por aqueles que vos são mais próximos. Podem passar por chatos(as) sempre a dizer às pessoas para fazerem exames de rotina, mas acreditem que no fundo, todas as pessoas ficam gratas por ter um(a) chato(a) desses por perto.

4 comentários:

  1. Bom dia
    costumo ler os seus artigos e não costumo comentar , mas este fez-me reviver algo que jamais esquecerei .
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler. Queria só acrescentar uma coisa. Os homens também devem beber essa água ou em alternativa uma cujo alcalinidade esteja nos 7 ou superior. Foi dita ao meu marido pelo médio de radioterapia, quando em 2011 andou em tratamento a um cancro na próstata.

    ResponderEliminar