25.10.18

isto do (mau) anonimato nas redes sociais

Nas redes sociais muitos são aqueles que optam pelo anonimato. Algo que não tem nada de errado. Há quem não queria ser reconhecido no local de trabalho, outros não querem que os amigos e familiares descubram aquilo que escrevem e haverá quem simplesmente queira escrever sobre tudo e sobre nada sem dar cavaco a ninguém. As opções são todas válidas, mas convém nunca esquecer que as redes sociais não são o antigo faroeste, onde não existem leis.

E isto aplica-se a quem recorre ao anonimato para infringir leis, pensando que as redes sociais estão lá para ajudar a manter o anonimato. E falo sobre isto porque muitas coisas têm sido ditas em relação ao facto de a Google ter fornecido os dados de alguns bloggers que partilharam informação roubada ao Benfica. Esta situação poderá causar estranheza a muitas pessoas, mas convém perceber que aquelas pessoas cometeram um crime.

Muitos pensam que o crime é apenas cometido por quem rouba algo, quando não é bem assim. Vamos supor que existe uma pessoa que tem acesso, de forma ilegal, a informação confidencial de um político. E que partilha essa informação roubada comigo, que recorro ao meu blogue para partilhar a mesma. Na verdade não fui o autor do roubo, mas estou a dar continuidade ao crime, ao partilhar algo que foi roubado.

E se estou a falar deste caso é porque provavelmente é a primeira vez, pelo menos em Portugal, que o anonimato das redes sociais dá que falar. Recorro-me deste exemplo porque é bom que as pessoas percebam que as redes sociais também têm regras e leis. Que não são camufladas ou protegidas pelo blogger, wordpress, google e afins. E optar pelo caminho mais perigoso pode resultar em grandes (e graves) problemas para que opta percorrer essa estrada.

Vivemos na era social, onde todas as pessoas pensam que vale tudo. E está mais do que provado que não é bem assim. O mundo virtual, com anonimato ou não, também tem leis. É tudo uma questão de alguém querer chatear-se e ter paciência (e dinheiro) para o fazer. E se formos ver bem as coisas, no mundo real, e não virtual, é a mesma coisa.

2 comentários:

  1. Isto é engraçado...apenas façamos o seguinte raciocínio:
    O SLB compra uma arma
    O SLB dispara a arma
    O SLB qual psicopata tira foto e guarda no PC.
    O anónimo entra no PC (isto é crime)
    O anónimo rouba a foto e publica na net (crime)
    O anónimo do lado vê e reproduz a foto (aqui tenho dúvidas se é crime)

    O que faz o SLB? acha que o que foi grave e de extrema importante foi o fato de
    alguém cometer o crime e ousadia de lhe roubarem a foto...

    O crime cometido pelo SLB esse não têm importância...

    Sabe o que lhe digo, a culpa não é do país, porque esse é lindo, culpa é dos que nele manda que conseguem admitir que uma palhaçada destas continue...onde uma instituição mais que possivelmente cometeu vários crimes passe impune e se dê mais importância a quem divulgou esse crimes (que tb deve ser punido pelo roubo)...

    ResponderEliminar
  2. O problema de tudo isto é as pessoas acharem que é o Benfica contra o mundo, o que é errado. Aquilo que referi aplica-se a todas as pessoas.

    Pegando nas tuas frases, comprar uma arma e disparar uma arma não é crime em Portugal. Se eu tiver licença de porte de arma, posso ter e disparar uma arma. Mas percebo o que pretendes dizer.

    Agora, se eu acedo, DE FORMA ILEGAL, a um computador de alguém e roubo informação, estou a cometer um crime. Se eu dou essa informação a outra pessoa, e ela a difunde numa rede social, também está a cometer um crime. E é isso que as pessoas não querem perceber. E isto não tem a ver com o Benfica ou com um partido político ou com quem quer que seja. É a realidade.

    Se eu roubo algo, dou-te e tu partilhas, estás a dar continuidade ao crime que cometi. E estás também a cometer um crime. E é a dúvida que tens (e que muitas pessoas têm) que baralha tudo. E acredita que sei do que falo porque lido com "essa" realidade diariamente.

    De resto, seja o Benfica ou seja quem for, se cometeram crimes, que sejam condenados por isso. Agora, não vamos transformar tudo isto num caso meramente desportivo quando não é.

    Achas bem roubar informação e partilhar dados pessoais de outras pessoas nas redes sociais? Isto é aceitável porque foi outra pessoa que roubou a informação? Não é! Nem moralmente, nem legalmente.

    ResponderEliminar