29.10.18

bolsonaro, trump, #elesnao e nós?

Tal como tinha acontecido com as presidenciais norte-americanas, também as presidenciais brasileiras ficam marcadas por um fenómeno português que ainda me vai espantando. Ao passar os olhos pelas redes sociais percebi que todos os portugueses têm a melhor solução para o Brasil. Tal como tinham para os Estados Unidos da América.

Qualquer português sabe em quem os brasileiros deveriam ter votado. E isto tem especial piada porque a maioria dos portugueses não vota nas eleições nacionais. Quer seja porque está calor ou até porque o seu voto não mudará nada, coisas que se ouvem com frequência.

Acho piada que os portugueses tenha a solução para resolver os problemas que acontecem a milhares de quilómetros de distância, sendo que se revelam incapazes de resolver os próprios problemas, isto sem esquecer que não votam no seu País. E entre estas coisas, poucos são aqueles que discutem coisas realmente importantes.

Muitos defenderam que os norte-americanos eram burros e que isso fez com que votassem em Trump. Agora, são os brasileiros que são burros ao votar em Bolsonaro, sem que ninguém tente perceber os motivos das duas vitórias. Poucos reparam que Bolsonaro é eleito com poucos segundos de presença televisiva. Passou a mensagem que quis passar, da forma que quis passar e sem intermediários. O que dá que pensar.

As pessoas começam a ficar fartas do que sempre tiveram. As pessoas não toleram mais do mesmo. E fica provado de que a campanha do ser contra este em vez de ser a favor do outro, não resulta. Algo que aconteceu nos EUA e no Brasil.

Existem muitos motivos que podem e devem ser debatidos. Mas isso dá muito trabalho. É mais fácil meter uma foto nas redes sociais e acrescentar #elenao, nem que seja porque é o que os famosos fazem. E continuamos a saber o que é melhor para o mundo ao mesmo tempo que escolhemos não fazer parte da nossa vida política. Queremos mudar o que não podemos e ignoramos a mudança daquilo que depende de nós. Não é só #elenao, é com tristeza que noto que generalizou-se o #nosnao.

2 comentários:

  1. Estou totalmente de acordo. Os "carneiros" vão atras desse #elenao, e apesar da comunicação social também ter um pouco de culpa nesse facto, assim como teve no caso do Trum,o que conta é os votos que nestes dois casos quero acreditar que vão trazer melhorias para os países.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dois casos dão que pensar e todas as pessoas deveriam perder algum tempo a analisar os dois casos em vez de ir em modas.

      Eliminar