3.5.18

se existem homens eternos, este é um deles

Relembro o dia 1 de Maio de 1994 como se fosse hoje. E era tão bom que o acidente de Ayrton Senna acontecesse hoje. Porque provavelmente teria saído do carro a andar sem sofrer qualquer mazela. Até porque é o acidente do piloto brasileiro que acaba por mudar a história da Fórmula 1. Se fosse hoje, Senna não teria levado com o pneu na cabeça depois de embater num muro de cimento a uma velocidade de 200 quilómetros hora. Hoje, os pneus estão presos aos carros com cabos bastante resistentes que impedem que se afastem muito em caso de acidente. Se fosse hoje, a cabeça do piloto também não teria tido o movimento que teve.

Mas infelizmente não foi hoje. Infelizmente, naquele dia morreu um dos melhores desportistas de todos os tempos. Um homem que era praticamente admirado por todos. Por outro lado, o seu talento faz com que seja eterno. Com que Senna viva para sempre. E na semana em que se assinalam os 24 anos da morte do piloto brasileiro, recupero algumas das suas frases mais marcantes. Com especial destaque para uma, a última.

"Para ser honesto, não me sinto o maior ídolo brasileiro. Não me sinto uma pessoa tão importante assim para merecer uma festa durante uma noite toda no Brasil."

"Não sei conduzir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

"Acidentes são inesperados e indesejados, mas fazem parte da vida. No momento em que você se senta num carro de corrida e está a competir para vencer, o segundo ou o terceiro lugar não satisfazem. Ou você se compromete com o objectivo da vitória ou não. Isso que dizer: ou você corre ou não."

"Vocês nunca conseguirão perceber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis."

"O facto de acreditar, o facto de ter fé em Deus não quer dizer que seja imortal, não quer dizer que seja imune, tenho tanto medo de me aleijar como qualquer pessoa."

"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia."

"Uma maneira de preservar a própria imagem é não deixar que o mundo invada a sua casa. Foi um modo que encontrei de preservar ao máximo os meus valores."

"Se a quisermos modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar as nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno."

"Se a morte deve levar-me, então que seja com toda força, numa curva, porque vejo me mal a acabar a minha vida numa cadeira de rodas."

E a minha preferida
"Seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida, nível altíssimo ou mais baixo social, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."

Sem comentários:

Enviar um comentário