14.2.18

a eterna questão: comprar ou alugar casa?

Já vou na segunda casa desde que passei a viver com a minha mulher. No momento de escolher a primeira habitação, estudámos as duas opções: comprar ou alugar casa. Fomos ver os locais que nos interessavam, os preços das zonas e a diferença de valores entre compra e aluguer. E optámos por alugar uma casa nova, onde ninguém tinha vivido. E entendemos que era a melhor opção. Na altura de mudar de casa, já só estudámos opções de arrendamento. E sempre que falamos de mudar de casa, é sempre o arrendamento que se destaca. Apesar de ocasionalmente se falar na aquisição de um imóvel. Mas afinal, o que é melhor: alugar ou comprar casa?

Como qualquer pessoa que aluga casa, também já ouvi coisas como "desperdício de dinheiro" ou "estás a pagar uma coisa que não é tua". Ao que respondo "mas não estou preso a vida inteira ao banco" nem tenho a minha mudança de vida dependente de uma casa. E esta flexibilidade é uma das grandes (ou mesmo a maior) vantagem de optar por alugar casa. Se tiver um problema, falo com o senhorio e saio de casa. Sem ter que estar a pensar que vou ter de continuar a pagar essa casa ao banco. Além de que, e talvez muitas pessoas não saibam disto, que arrenda casa tem opção de compra da mesma. Ou seja, se existir uma proposta de aquisição, quem arrenda tem prioridade sobre a mesma, desde que acompanhe o valor. Isto para dizer, que caso se goste mesmo muito de uma casa, existe uma pequena vantagem negocial.

Acho que qualquer pessoa perceberá que comprar uma casa limita as escolhas futuras. Ao mesmo tempo que prende a pessoa a um valor "fixo" durante muitos anos. Além de que pode limitar o futuro em termos imediatos. Uma pessoa com valores que a prendem, acaba por ser sempre menos aventureira do que as outras. Coisas tão simples como ter coragem de apostar num emprego bastante promissor que nos primeiros tempos irá pagar um pouco menos do que a pessoa recebe. Sendo que essa diferença impede que a pessoa possa aceitar o desafio.

Com isto não estou a querer dizer que todas as pessoas devem arrendar casa. Porque cada pessoa sabe de si, cada casal sabe o que é melhor para si. Aquilo que pretendo demonstrar é que dizer que alugar uma casa é um erro é apenas olhar para o copo meio cheio. Até porque vivemos numa sociedade que há muitos anos vê a compra de casa como um objectivo básico de vida. Algo que é diferente noutros países, para quem o normal é alugar.

10 comentários:

  1. Por favor, não use aluguer quando se refere a um imóvel. Diz-se sempre arrendar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a forma de falar e acabou por passar para o texto. Mas arrendar fica muito melhor.

      Eliminar
  2. Vivo esse dilema!Moro em casa arrendada e tendo em conta o mercado imobiliário, acho que vou continuar neste regime por muitos anos. Acho que os preços praticados actualmente em Lisboa são absurdos, casas velhas e a precisar de obras a preços de palácio. A compra da casa era para a geração dos nossos pais o grande objectivo de vida, mas se recuarmos, os avós (pelo menos em Lisboa) viviam em casas arrendadas. Gostava de comprar casa, mas não me incomoda este regime de arrendamento, que contas feitas, é mais vantajoso e traz uma liberdade que a compra não nos dá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem países onde a cultura é de arrendamento. E a verdade é que tem muitas liberdades que a aquisição não tem.

      Eliminar
  3. Olá :)
    É como dizes: cada casal, cada pessoa, tem que avaliar o seu caso e a partir dessa análise concluir qual das opções lhe trará mais vantagens. É uma equação com muitas variáveis, desde as preferências pessoais, ao plano de vida, ao capital disponível, à estabilidade na carreira, aos imóveis existentes que agradam, etc.
    São muitos os factores envolvidos, até os macroeconómicos contam, como as taxas de juro, o preço médio dos imóveis em arrendamento e em venda, etc.
    Embora pessoalmente sempre tenha preferido a aquisição, vejo claramente os pontos positivos de ambas as modalidades. Arrendar permite a liberdade de ir experimentando várias casas e várias zonas, sem muitas das chatices e responsabilidades que andam de mãos dadas com a posse de uma casa. Por outro lado, quando se encontra a casa e a zona que se gosta, é preferível adquirir, pela simples questão que mais vale pagá-la durante a duração do crédito ao banco, do que a vida toda a um senhorio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens a certeza de que queres passar a vida inteira numa zona, a aquisição é uma boa opção. Quando a vida é instável, é uma opção de risco que pode fazer com que recues em muitos cenários.

      Eliminar
  4. Desde que saí, aos 24 anos, de casa dos meus, já passei por algumas casas (por questões da vida), todas arrendadas e até agora sempre considerei a melhor hipótese.
    Compreendo quem use esse argumento de que uma casa arrendada nunca será minha, mas a minha resposta é: enquanto for eu que lá morar, a casa é minha!
    Uma das vantagens de se comprar ao invés de arrendar, são os valores das rendas... são substancialmente menores as rendas que se pagam a um banco, do que as que se pagam a um senhorio particular. Há casas arrendadas em que, pelo que pagamos mensalmente e durante anos indeterminados, nos daria para comprar a pronto outra casa.

    Mas eu mantenho a minha: sou das que arrendam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas que compram as casas também não são donas. Teoricamente é o banco que é dono da casa até o crédito estar pago ;)

      Eliminar
  5. Concordo com tudo! Não imagino a minha vida presa a um sítio, e essa sensação de liberdade dá-me descanso mental. Infelizmente, já vi de perto situações bem difíceis de gerir por motivo de compra de imóvel, quando os planos mudaram de direção.

    ResponderEliminar