28.8.17

a ridícula discussão em torno dos livros da porto editora

Muito foi dito sobre os livros da Porto Esitora. Aqueles que supostamente fazem dos meninos uns valentes intelectuais e das meninas umas pobre coitadas que são mais limitadas. E com base em apenas, reforço, apenas duas ilustrações deu-se início a uma discussão... ridícula!

Aquilo que poderia ser um assunto sério morre na forma como foi tratado. Muito poderia ser dito sobre o tema, mas em relação a isso Ricardo Araújo Pereira disse tudo. O vídeo do humorista é a melhor análise possível ao tema.

De resto, aquilo que me espanta é que tudo seja feito com base em duas ilustrações que não foram escolhidas de forma aleatória, dando a entender que os livros são realmente assim. Espanta-me que se mande retirar do mercado livros (que não são obrigatórios) apenas com base em duas ilustrações. E digo isto porque é impossível que as obras tenham sido integralmente analisadas. Se assim fosse, não existia discussão!

E um tema sério ganha dimensão de comédia ridícula. Tudo por causa da sede cega de atirar alguém para uma fogueira. Vivemos a uma velocidade alucinante, mas isso não pode impedir uma análise séria e cuidada. Especialmente em temas tão sensíveis como aquele que merecia uma análise muito melhor do que aquela que recebeu. 

4 comentários:

  1. As pessoas parecem estar, constantemente, à procura de pequenas coisas, com as quais se possam revoltar e manifestar contra. E está tudo tão sedento de escândalos, que se torna ridículo a forma como se tiram conclusões e tomam medidas precipitadas sem a procura da mínima informação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos só o Ricardo Araújo Pereira se deu ao trabalho de ver os livros na íntegra.

      Eliminar
  2. Mas livros como O Mein Kampf, continuam à venda e é declaradamente ódio e fico só por este.
    Mas sim esses é que são graves, por os meninos jogarem à bola e as meninas com bonecas, 95% faz e gosta disso, mas "prontos".

    ResponderEliminar