9.7.17

os foo fighters não prestam para nada

Estava decidido a ir ver os Foo Fighters aos Nos Alive. Ao estilo do bom português, fui deixando passar o tempo, até que os bilhetes esgotaram e acabei por perder a oportunidade de ver Dave Grohl e companhia.

No manhã seguinte ao concerto deparei-me com vários amigos a elogiar, nas redes sociais, o espectáculo. O que me deixou ainda mais triste por não ter ido. Até que começam a aparecer "críticas" à actuação da banda. Deparei-me com coisas que não estava à espera.

Apesar do sabor não ser igual, fui ver o concerto na RTP para tentar perceber se os elogios eram exagerados ou se as críticas eram justas. E bastaram poucos minutos para perceber que a primeira opção era a que tinha mais lógica. Foi um excelente concerto.

De resto, não me espanta que existam pessoas que recorram às redes sociais para falar mal do concerto. É normal. Uns gostam, outros odeiam e outros nem uma coisa nem outra. Aquilo que critico são as críticas "mais profissionais" que são feitas num registo que não é um artigo de opinião.

E digo isto porque as pessoas entendem que ser um bom crítico é falar mal daquilo de que tantos outros gostam. Apenas porque sim, dizendo as maiores barbaridades. Hoje em dia esta é a definição de crítico. Que hoje escreve sobre um concerto, amanhã sobre um carro e no dia seguinte sobre um jogo ou um restaurante. Não percebe nada de área nenhuma, mas tenta ser especialista em todas. Falando mal de forma gratuita.

Existem diversas bandas de que não gosto. Mas na hora de falar delas distancio-me do meu gosto. E sei reconhecer o talento e mestria em cima de um palco. Mesmo achando que a música não é nada de especial. E aplico isto a tudo! Seria fácil falar mal. Mas é também sinal de pouca inteligência.

Infelizmente nos dias que correm ser crítico é falar mal. E é muito fácil dizer que os Foo Fighters não prestam para nada. Que o concerto foi uma porcaria. E que ninguém vibrou com os temas daquela que é somente uma das melhores bandas rock que as últimas gerações conheceram. É certo que a bagagem não obriga a que o concerto seja bom. Mas dizer que não presta é um grande exagero.

4 comentários:

  1. Eu estive lá e foi um concerto espetacular! Mesmo muito bom :)
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Realmente é verdade...hoje em dia um bom crítico é o que diz mal. Mesmo que o concerto tivesse sido mau, uma boa crítica teria sido apontar os aspectos negativos tendo em conta a expectativas e discuti-los um pouco, pois falamos de uma das melhores bandas! Acho absurdo críticas sem fundamento. Excelente tema...

    ResponderEliminar