20.4.17

um dos maiores problemas das relações

Num destes dias falava com um amigo que parece ter deixado de acreditar no amor. Conversámos um pouco sobre o tema e dei-lhe a minha opinião sobre o tema. Aquele que considero o motivo pelo qual as pessoas deixaram de acreditar no amor. E aquele que acaba por ser também um dos maiores problemas das relações. E quase tudo pode ser resumido com a falta de paciência.

Hoje as pessoas não têm paciência para as outras pessoas. E se é assim com amigos e no trabalho, também acaba por ser nas relações. Ao mínimo problema vai cada um para seu lado. Uma pequena discussão dá imediatamente origem a uma separação. Sem que as pessoas percebam que provavelmente vão ter essa mesma discussão com a próxima pessoa. E com a que se segue depois dessa. Porque os problemas são normais. As discussões são normais, o que é diferente de constantes. E qualquer casal irá deparar-se com problemas ao longo da relação. Por mais curta ou longa que possa ser.

Só que as pessoas não querem problemas. Não têm paciência para eles. E mandam tudo à merda porque alguém arrumou uma peça de roupa fora do sítio ou por outro motivo qualquer igualmente insignificante. E isto tanto se aplica a casais que namoram há pouco tempo como acontece com aqueles que estão casados há muito e que até já têm filhos. Simplesmente não existe paciência para nada. Muito menos para os problemas das relações.

E quando não existe paciência torna-se quase impossível que as pessoas se tolerem. Que percebam que muitos problemas não passam de uma tempestade num copo de água cuja resolução é muito mais fácil do que fazer as malas e sair de casa. Enquanto não se perceber isto, todas as relações vão parecer um bicho de sete cabeças ou um enigma de resolução praticamente impossível.

4 comentários:

  1. Atualmente ninguém tem paciência para nada amigo. Às vezes nem para si próprios.
    E o que diz é verdade sim. Mas não acredito que seja só isso. Há muita falta de amor na maior parte das relações atuais, mais baseadas na atração física, do que no amor. Por amor, é-se paciente, tenta-se uma solução para a crise, porque é claro que todas as relações as têm, procura-se compreender o ponto de vista do outro, expôr o nosso e encontrar um meio termo que faça os dois felizes. Por sexo? Não vale a pena. Nunca se sabe se o seguinte não vai ser melhor.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opinião muito válida. Tudo é descartável hoje. E o amor não escapa a isso.

      Abraço

      Eliminar
  2. Estou inteiramente de acordo contigo. Só acrescento outro problema que acredito que faz par com esse que falas, a falta de comunicação entre os casais.
    Sem paciência e sem diálogo, não existe amor que resista!

    ResponderEliminar