6.4.17

tudo na vida tem um fim?

"Tudo na vida tem um fim" é uma frase utilizada por muitas pessoas. E que tem a sua lógica. A começar pela própria vida, que tem um fim. Segue-se o amor. Há quem fale de histórias de amor que são eternas. Mas não será que acabam quando alguém morre? Ou quando morrem os dois? E isto acaba por se aplicar a muitas coisas, mesmo ignorando o dramatismo da morte, que realmente coloca um ponto final em muitas coisas.

Esquecendo o dramatismo do fim, é nesse momento que se percebe muita coisa. É no fim de algo que as pessoas tendem a fazer as melhores análises. Quer seja no final de uma relação, no final de uma relação laboral ou mesmo no final de uma relação de amizade. Quando cai a ficha do final de algo, tudo se torna mais lúcido. As pessoas percebem melhor as coisas. Conseguem perceber onde falharam. O que correu mau. Mas não só...

É no final de algo que as pessoas conseguem perceber que deram mais de si a quem não o merecia. E mais uma vez posso falar de paixões, de empregos e de amigos. No ponto final temos a certeza de todos aqueles que não mereceram nada do que tiveram. Do esforço e dedicação que não mereciam. Do empenho que acabou por não ser valorizado. E tudo isto muito dificilmente é claro quando o final ainda não se perspectiva.

Por outro lado, é no final de algo que se conhece a essência das pessoas. Daquilo que são capazes. Dos valores de que são feitos. E mais uma vez posso falar de pessoas de quem gostados, de pessoas com quem trabalhamos ou de pessoas de quem somos amigos. E estes são apenas três exemplos dos muitos que poderiam ser dados. Não sei se tudo na vida tem um fim. Nem perco tempo a pensar nisso porque acho que as coisas são o que são e devem ser aproveitadas enquanto existem. Aquilo que sei é que o final desvenda muitas coisas que vão além das três letras que constroem a palavra fim.

2 comentários:

  1. Queres dizer que, ao longo da vida, durante as nossas relações, nunca conhecemos realmente a essência das pessoas que nos são próximas? Os nossos amigos e maridos/mulheres só nos são verdadeiramente revelados quando algo quebra essa relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos não conhecer. Podem existir pessoas que são no fim aquilo que sempre foram. Mas acredito que boa parte das pessoas mostra aquilo que é - ou uma faceta desconhecida - apenas quando as coisas correm mal.

      Eliminar