12.4.17

ninguém gosta de tirar fotografias, certo?

Se há coisa de que não gosto é de tirar fotos. Não é bem não gostar. Basicamente acho que fico mal em todas as fotografias. Olho para uma imagem onde apareço e vislumbro, em segundos, milhões de defeitos. E isto acontece com praticamente todas as fotografias que tiro. O que faz com que o processo de tirar uma fotografia consiga ser doloroso.

Estou a rir muito? Ou pouco? Estou com cara de parvo? O que faço às mãos? E que pose faço? São coisas que me passam pela cabeça. E o que faz com que fique quase igual em todas as imagens que vou tirando ao longo dos tempos. Resumindo, as imagens de que mais gosto são aquelas que são tiradas sem que perceba que estou a ser fotografado. Dessas acabo por gostar de quase todas.

A minha relação com as fotos faz com que “inveje” quem tem talento para ser fotografado. Recentemente entrevistei um artista internacional que era aquilo a que chamo o rei das fotografias. O fotógrafo não precisava de lhe dizer nada. A cada foto ela mudava de pose. E fazia tudo aquilo de que o fotógrafo poderia precisar. Mais sorridente, mais sério, a olhar para a máquina, a olhar para o horizonte e com as mãos em mil posições diferentes. E ficava sempre bem!

Tiro o meu chapéu a pessoas assim. Porque, por mais que tente, nunca irei conseguir fazer metade daquilo que o rapaz fez em minutos. E a verdade é que até dava jeito ter jeito, passe a redundância, para as fotos. Por outro lado, acredito que muitas pessoas estão neste barco comigo. Ou seja, são muito críticas em relação às imagens onde aparecem.

6 comentários:

  1. Por acaso eu sou um bocadinho ao contrário! Nunca acho que esteja bem, a minha auto-estima não é grande coisa por mais que tente mudar isso. No entanto, gosto de me ver em várias fotografias, às vezes nem me reconheço. E não falo de produções fotográficas atenção! Não há maquilhagem sequer envolvida. Mas como sou uma pessoa introvertida e pouco à-vontade acho que acabei por conseguir criar quase uma personagem quando estou a ser fotografada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a maioria das pessoas funciona assim. É sempre estranho quando nos vemos porque não estamos habituados a olhar para nós da mesma forma que vemos os outros.

      Gosto dessa tua lógica para as fotos ;)

      Eliminar
  2. Eu sou a pessoa menos fotogénica do Universo e mais além. E que não restem dúvidas! :)))

    ResponderEliminar
  3. Assino por baixo! Palavra, por palavra! Não sei porquê, mas ser fotografada é um suplício. No entanto, quando sou eu a fazer uma sessão sozinha, fica tudo perfeito!!

    LYNE

    ResponderEliminar