29.3.17

esta coisa estranha chamada amizade

A par do amor a amizade será o sentimento mais confuso com que as pessoas vivem. Se todos acham que sabem o que é o amor, todos julgam saber o que é a amizade. Faz-me confusão quando ouço alguém dizer que tem dezenas de amigos. Porque não acredito nisto. E quem pensa isto está redondamente enganado. Simplesmente a vida ainda não deu a conhecer quem é realmente amigo.

Quando a vida está normal existem muitos “amigos” que nos rodeiam. Nessa altura é fácil estar perto de nós. Somos uns tipos porreiros, dizemos umas piadas engraçadas e até é bom estar perto de nós. Como temos muitas pessoas perto de nós, acabamos por dizer que temos muitos amigos. O que está errado. E a vida acabará (ou não) por separar os amigos dos restantes.

Se a nossa vida se mantiver sempre numa linha recta, sem grandes oscilações positivas ou negativas, vamos ter sempre os tais “amigos” perto de nós. Vão estar sempre lá. Mas tudo muda quando as oscilações são grandes. Quer seja para o lado positivo ou negativo. Quanto ao negativo, pouco há para dizer. Desaparecem todos. Quando é preciso alguém, estão todos ocupados e com coisas para fazer. Acabam por ficar meia dúzia (já é um bom número) de pessoas que se revelam verdadeiros amigos. Alguns deles até são uma surpresa e são aqueles em quem até não acreditávamos.

Depois existe o lado extremamente positivo. Aqui podem existir muitas pessoas perto de nós. A querer saborear o nosso sucesso. A ficar com uma fatia dele. Por fatia leia-se, na maioria dos casos, dinheiro. Mas este sucesso também tem outro efeito nos amigos. Muitos deles acabam por revelar a sua faceta de inveja tão típica nos portugueses. São aqueles “amigos” que ficam lixados com o sucesso de alguém próximo. São aquelas pessoas que preferem o sucesso de quem não conhecem aquele dos que conhecem. Algo que não consigo compreender.

Ontem, um amigo dizia-me algo do género. “Quando existe uma lata de atum, dá para três, sem qualquer problema. Mas quando existem muitas latas de atum é um problema distribuir as mesmas, porque todos querem ficar com o maior número de latas”. E isto é verdade. Os amigos conhecem-se em momentos em que tudo corre mal e é necessária ajuda e em momento em que tudo corre bem e alguém tem de lidar com o nosso sucesso.

Por isso é que não acredito em pessoas que asseguram ter dezenas de amigos. É uma questão de tempo (ou não) até que a vida lhes dê a conhecer quem são aqueles que realmente são amigos. E quando isso acontece, todas essas pessoas acabam por dizer algo do género: “afinal não tinha assim tantos amigos” e acabam por separar o trigo do joio.

8 comentários:

  1. Sem dúvida. Estou nessa fase da vida e nem sei bem como lidar com isso. Quando ouvia as pessoas dizerem que tinham poucos amigos, achava que essas pessoas é que não se davam a conhecer e tinham mau feitio, daí a "falta de amigos". Mas afinal, o velho provérbio popular é que é verdadeiro "nas ocasiões é que se vêem os amigos"...e de facto, são mesmo muito poucos. Vivendo e aprendendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma lição que acabamos por aprender. E acreditas que vais aprender a lidar com isso e que será bom para ti.

      Eliminar
  2. Nunca digo que tenho dezenas de amigos, mas até prova em contrário, considero todos amigos. E graças a Deus alguns surpreenderam-me mesmo. Como um casal que se deslocou do Minho ao Barreiro, para estar comigo quando meu pai faleceu, ou como aquele que em Espanha deu corpo ao meu sonho de ter um livro publicado, ou ainda aqueles que me visitaram e apoiaram quando estive internada, ou me telefonavam todos os dias a apoiar quando o marido teve cancro. E sabe de uma coisa? Nenhum deles era amigo pessoal. Todos amizade dos blogues.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida tem coisas curiosas. E nesses momentos costumam existir boas surpresas.

      Abraço

      Eliminar
  3. Sem dúvida.
    Eu também pensava que tinha algumas amigas até a um altura em que fiquei doente e impossibilitada de sair de casa por quatro meses. (e não era nada de contagioso)
    Fiquei a saber que só tenho uma amiga, até namorada desapareceu :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei bem do que falas porque fui operado à perna e passei muito tempo em casa ;)

      Eliminar
  4. Tudo depende da perceção da palavra amigo :) Se for a pessoa com quem vamos beber um copo ao fim de semana ou trocamos piadas no trabalho, serão muitos os amigos. Se amigo significar: a pessoa que acorda e saí de casa às 5h da manhã apenas para nos ouvir e dar um abraço, ou que vibra ainda mais que nós quando conseguimos um grande feito, o número de amigos de certeza que descerá.

    ResponderEliminar