3.3.17

em tempo de cinema... falemos de porrada

Perdi conta ao número de vezes que entrei no clube de vídeo que frequentava (sim, ainda era dessas pessoas e só já não sou porque acabou por fechar) e que fui aconselhado pelo dono a levar para casa o filme Warrior - Combate Entre Irmãos. Não sou adepto de desportos do género e acreditava que o filme seria uma seca. Lá ia sendo aconselhado e lá ia recusando. E assim foi até ao dia em que acabei por levar o filme para casa.

Assim que o vi, lamentei o tempo em que o ignorei. Porque é um dos melhores filmes que vi e está no topo dos meus preferidos. De forma resumida, conta a história de dois irmãos que lutam por motivos diferentes. Mas dizer que o filme é sobre luta é ser injusto com um trabalho brilhante e com uma lição de vida. Muito se pode aprender com um filme extraordinário (de 2011) que passou despercebido. E que oferece uma das melhores prestações de Tom Hardy. Não desfazendo os desempenhos de Joel Edgerton e Nikc Nolte.


Com Southpaw - Coração de Aço passou-se o inverso. Bastou um trailer para ficar com vontade de ver o filme (de 2015 mas que estreou em Portugal em Abril de 2016). O tempo foi passando, acabei por não ver no cinema e só vi o filme na semana passada. Apesar da vontade de ver o filme e da lição aprendida com Warrior, fiquei a pensar que o filme poderia ser fraco. Mas não é! Tal como Warrior é muito mais do que um filme de luta. É uma história (e lição) de vida.

E se Tom Hardy está brilhante em Warrior, Jake Gyllenhaal e Forest Whitaker também o estão. O primeiro no papel de um pugilista de sucesso que acaba abandonado após um drama familiar e o segundo na pele de um antigo treinador de pugilistas que agora dedica o seu tempo ao seu ginásio. Pelo meio de tudo isto consegue aprender-se muitas coisas que facilmente fazem parte da vida de todas as pessoas.


Nunca fui dado a lutas. Nem enquanto praticante nem enquanto espectador. Não perco muito tempo a ver combates disto nem daquilo. O que faz com que tenha ainda mais piada o facto de dois filmes destes terem tido um impacto tão grande em mim. Recomendo os dois filmes a quem ainda não os viu.

2 comentários:

  1. Não vi nenhum dos dois. Mas gosto muitíssimo do Tom Hardy, é um actor soberbamente capaz!
    Estão já na lista! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valem os dois muito a pena e o Tom Hardy é para lá de extraordinário! ;)

      Eliminar