17.3.17

e se fosse uma mulher?

Por estes dias destaca-se um anúncio. Que promove a Planta. Na publicidade há realce para uma embalagem do creme vegetal. E ainda para um homem atraente e praticamente despido. A isto junta-se um slogan com diversas leituras. "Origem vegetal. Sabor irresistível". Como as imagens são melhores do que as palavras, partilho o anúncio.


Ao que parece esta publicidade está a fazer muito sucesso junto do público feminino. Facilmente se encontram piadas em relação ao homem que protagoniza a campanha. Fazem-se trocadilhos. Elogia-se a beleza masculina. E por aí fora. Em traços gerais, as mulheres gostam deste tipo de anúncios. No extremo oposto existem aqueles que não acham piada à publicidade. Que defendem que fazer do homem um objecto é um passo dado na direcção errada. Só deixo uma pergunta: e se fosse uma mulher em vez do homem?

10 comentários:

  1. Se fosse uma mulher? Mas isso é o que tem sido sempre até agora... a diferença é que as mulheres agora tb têm direito a arregalar os olhos. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é certo. Mas as pessoas que se indignam com a utilização do corpo das mulheres são as mesmas que aplaudem o uso do corpo dos homens.

      Eliminar
  2. Dá muito bem para lavar as vistas! Eheheh!
    Gosto. E não vejo nada de mal (antes pelo contrário...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vias algo de mal se fosse uma mulher?

      Eliminar
    2. Claro que não! :)
      É o "pão nosso de cada dia". Não me faz espécie ser homem ou mulher, desde que não seja de mau-gosto ou ofensivo.

      Eliminar
    3. É aí que queria chegar. Assim é que deveria ser ;)

      Eliminar
  3. Está a brincar, certo? Coloque no google advertising and women, advertising and naked women, advertising and sexism. Não é um se a sua pergunta, a pergunta é e quando é uma mulher..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é mesmo essa. É recorrente o uso do corpo da mulher. Mas as pessoas nunca gostam disso. Dizem que é desnecessário e outras coisas. Mas quando, o que acontece num menor número de vezes, aparece um homem, essas mesmas pessoas acham que tudo está bem.

      Daí a minha questão. É mau usar uma mulher mas bom usar um homem? Ou é mau para os dois? Ou é bom para os dois?

      Eliminar
    2. As pessoas não gostam disso? Acho que está completamente errado. Há, e com razão, pessoas que não gostam da objetificação da mulher, algo que acontece em muitos anúncios. Não é em todos. E não é por uma mulher aparecer nua que ela é objetificada. É quando está no chão com homens em cima dela, como é o caso de dolce and gabanna. É objetificada quando aparece como uma boneca de sexo no anúncio de burguer king.
      Não se deve confundir o facto das mulheres serem donas do seu corpo, de quererem e gostarem de aparecer nuas ou com pouca roupa a serem absolutamente objetificadas e denegridas por anúncios criados, surpresa surpresa, por homens.
      Não tenho absolutamente problema nenhum com o anúncio acima, até porque no mesmo aparece uma mulher tão bonita como ele e também com pouca roupa.
      Ah e querer comparar as dinâmicas do poder do homem e da mulher na sociedade ainda de hoje (as mulheres continuam a ser ou putas ou púdicas, os homens são sempre heróis) é absurdo. Por isso não, não é a mesma coisa quando um homem aparece nu e quando uma mulher aparece nua. Talvez um dia venha a ser, mas ainda não é hoje.

      Eliminar
    3. Não tiro razão a nada do que dizes. Só defendo que se deve olhar assim para mulheres e para homens. Isto é o que vejo como igualdade e não criticar quando é uma mulher (como muitas pessoas fazem) e aplaudir quando é um homem. Era só aqui que queria chegar.

      Eliminar