2.2.17

beyoncé em bom. a portuguesa é uma bimba de primeira.

O mundo anda "louco" com a foto oficial da segunda gravidez de Beyoncé. Ao que parece já é a imagem com mais gostos de sempre no Instagram. As opiniões valem o que valem, e a minha é a de que a foto não é bonita. Só a gravidez é bonita - aos meus olhos - nesta imagem. Não sei o motivo da mesma. Não sei se existe uma inspiração artística, histórica ou o que quer que seja. Simplesmente não gosto da imagem.


Mas existe um fenómeno associado a esta imagem que é bastante comum. Como a foto é protagonizada por Beyoncé estamos perante um trabalho artístico de grande classe. Este é o pensamento generalizado em volta desta imagem. E de tudo o que Beyoncé faz.

Agora vamos imaginar um cenário. Tudo igual nesta imagem. A única mudança era retirar Beyoncé e colocar, por exemplo, Ana Malhoa ou Cristina Ferreira, apenas para dar dois exemplos de mulheres portuguesas com a imagem criticada em diversas ocasiões. A classe desaparecia. As portuguesas eram logo apelidadas de bimbas. É isto, não é?

10 comentários:

  1. Olá :)
    Concordo totalmente contigo!
    Não fosse a Beyoncé a protagonista da imagem e não faltariam vaias, e opiniões sobre o mau gosto, a "azeitice" e afins.
    Mais uma vez, como tu, também só encontro aqui beleza na gravidez. De resto: pavoroso!!!

    ResponderEliminar
  2. Mais bimbo impossível. Seja Beyoncé ou outra qualquer.
    Tanta foto linda que se pode tirar aquando do estado de graça e fazem estas figurinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poucas pessoas pensam como tu. Continuam a separar por países.

      Eliminar
  3. Não podia concordar... Toda a imagem está esquisita. Se realmente não fosse ela a protagonista da imagem, qualquer outra pessoa seria apelidada de bimba.
    Um beijinho grande*
    Novo blogue! Crazy Cat Lady

    ResponderEliminar
  4. A diferença entre a Ana Malhoa e a Beyonce é a cultura geral e a noção de assuntos sociais (ou falta disto no caso da Ana Malhoa). A Beyonce, goste-se ou não do tipo de música - e admito já que eu não gosto-, faz questão de trazer problemáticas profundas para tudo o que faz. Acompanha o zeitgeist. Tenta servir de inspiração para milhares, senão milhões, de raparigas e mulheres. Abraça várias causas sociais. A Ana Malhoa é a Ana Malhoa, é uma cantora pimba que normalmente é a punch-line de uma piada. Não tenho nada contra ela, acho que a música dela é horrível, não gosto do estilo dela, e pouco me diz como ser humano - não a conheço a ela nem sei nenhuma opinião dela sobre o mundo.
    Esta foto, já a vi mais criticada do que adorada. Pessoalmente não gosto, embora veja claras influências artísticas, aqui está uma delas: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Birth_of_Venus
    Podia ser qualquer pessoa nesta foto, continuava sem gostar. Não acho bimba, não gosto é da composição. Acho que é redutor dizer "ah se fosse tuga era bimba". Infelizmente os exemplos que deu de mulheres portuguesas também são redutores, são mulheres ligadas de facto ao pimba e ao popularuxo. Se me falasse da Ana Moura era outra coisa. Mas continuava sem gostar, pronto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo excelente comentário.

      Eu dei aqueles exemplos porque são pessoas que tendem a ser criticadas. Quando em muitos casos estão a recriar aquilo que é adorado lá fora. Quando olho para uma foto ou para um vestido não preciso de saber a história de vida da pessoa. Só não concordo que se idolatre uma figura estrangeira apenas por isso, apenas porque é uma diva lá fora. Aquilo que não compreendo é apenas isso.

      Eliminar
  5. Na minha opinião não existe classe nesta foto. Seja a Beyoncé, a Ana Malhoa ou a Olivia Palermo :)

    ResponderEliminar