1.2.17

a idade é o que fazemos dela

Um dos meus melhores amigos tem 51 anos. São raros os momentos em que me recordo disto. Porque é das pessoas mais jovens que conheço. Podia ficar aqui horas a falar sobre o seu gigante coração onde existe sempre espaço para mais um. Onde há sempre mais um “prato de sopa” para quem tem “fome” de afectos. Mas não é esse o motivo deste texto.

Este texto surge porque hoje recordei-me que ele tem 51 anos. Coisa de que raramente me recordo. Olho para ele como alguém mais novo do que eu. Não conheço muitas pessoas, duvido até que existam, mais jovens do que ele. Mais... muitos jovens de vinte anos não conseguem acompanhar o seu ritmo. É um poço de energia. Uma pedra rara que contagia tudo e todos com a sua genica.

Este amigo, perdão, irmão que a vida me deu é o melhor exemplo de que a idade não passa mesmo de um mero número. Tal como o do cartão do cidadão, do contribuinte, segurança social e até da empresa onde trabalhamos. Nenhum destes números nos define. E a idade também não. Por mais que queiram separar as pessoas por novos, velhos e assim assim. Somos a idade que queremos ter. Isto em traços gerais e com as devidas excepções.

E boa energia atrai boa energia. Estar perto de pessoas assim impossibilita que se pense nos problemas da vida. Torna impossível pensar em idade. Em dizer coisas como “antigamente fazia isto e aquilo”. Com pessoas assim a vida é boa. Com pessoas assim somos todos novos. Com pessoas assim fazemos e pensamos no que aí vem em vez de ficar a olhar para o passado.

2 comentários:

  1. Olá!
    Sou sua leitora há bastante tempo. Raramente comento, mas gosto muito do que escreve.
    Tenho 51 anos como o seu amigo.Ter esta idade não faz de nós "idosos"...ao ler o seu post, embora em defesa do seu amigo, até parece que esta idade é extremamente avançada. Repare a minha geração já viveu a maior parte da infância no pós 25 de abril, a adolescência e juventude nos loucos anos 80, começamos a casar nos anos 90, sentimos a ascensão da economia e a queda vertiginosa da mesma. No meu caso, já sou mãe de um jovem adulto e de um adolescente. Tenho de me reinventar constantemente para me ir adaptando às constantes mudanças do mundo e da minha vida em geral, senão já teria sido trucidada... agora ter esta idade dá-nos um conhecimento mais aprofundado da vida. Alguns ficam mais amargos e lamentam-se constantemente...
    Gosto muito de o ler, talvez porque é mais jovem que eu e aprendo consigo também.
    Beijinho.
    Lua Azul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lua Azul. Trata-me por tu, pode ser?

      As pessoas olham para os novos como sendo velhos, o que é ridículo. As pessoas com trinta já têm medo da idade. Eu olho para este amigo e só vejo energia. É um puto como poucos que conheço. Este meu amigo também tem dois filhos, homens feitos.

      Aprendemos todos uns com os outros!

      Beijos e obrigado pelo excelente momento de partilha.

      Eliminar