26.1.17

os patrões querem escravos

Ontem tornou-se viral o testemunho de um patrão em relação ao mercado de trabalho. O tema de conversa entre jornalista e empresário era a descida da TSU. Mas acabou por descambar naquilo que considero o maior tiro nos pés que um empresário pode dar. O que é mais triste é que a verbalização daquelas ideias corresponde ao modo de pensar de boa parte dos patrões portugueses.

De forma resumida, aquele patrão considera que o mercado de trabalho seria melhor se existisse uma maior facilidade em despedir pessoas. E se pagar horas extra fosse uma coisa que não se levasse tão a sério. Isto sem problemas em revelar que parte dos seus funcionários auferem o ordenado mínimo. Estas ideias foram defendidas por uma pessoa. Mas são o espelho daquilo que muitos pensam e tentam fazer.

E é o espelho do mercado de trabalho. Os patrões querem “colaboradores” que sejam versáteis. Que façam tudo e mais alguma coisa. Que não tenham vida pessoal. E que estejam dispostos a trabalhar as horas necessárias sem que lhes sejam pagas horas extra. A recompensa é uma esmola a que chama ordenado. E para que tudo corra bem os funcionários devem comer e calar. Ou seja, fazem tudo e não se queixam de nada. Caso contrário, que exista facilidade em despedir um “colaborador” que simplesmente luta pelos seus direitos.

Acho especial piada ao argumento de que se quer trabalhadores que possam crescer financeiramente com o crescimento económico da empresa. É uma das minhas piadas preferidas no mundo laboral. Quando as empresas ganham muito dinheiro os patrões nada dizem. Muitas vezes nem um obrigado é dito aos “colaboradores”. E o lucro nunca chega perto dos “colaboradores”. Mas quando as coisas apertam, quando há menos dinheiro, os “colaboradores” têm de perceber a posição da empresa e têm que estar dispostos a abdicar do pouco que têm.

Momentos como aquele que se tornou viral ontem dão vontade de rir. As pessoas partilham e acabam por achar piada aquilo que é dito. Mas é a realidade do mercado de trabalho. Aquela pessoa simplesmente disse o que muitos pensam mas não dizem.

6 comentários:

  1. E se fosse assim .. teriamos uma sociedade muito pobre, sem acesso a casa, a férias, a dar uma boa educação e saúde aos filhos.. queria ver como a economia se desenrascava desata :\

    Quem ganha mais, gasta mais.. faz a economia mexer. Não é preciso ser um génio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem dias em que é necessário ser um génio para perceber muitas coisas.

      Eliminar
  2. Eu nem cheguei a ver o video, mas o li nas entrelinhas bastou-me. Mentalidades mesquinhas e gananciosas. Acho estes gestores de uma enorme pobreza de espírito. De lamentar que assim sejam, na sua maioria. Prefiro focar-me nos exemplos que, de quando em vez aparecem e nos inspiram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho piada que ainda se dê a volta para fazer deles os heróis que vão salvar este País.

      Eliminar
  3. É o país que temos, eu trabalho numa empresa em que nos exigem que trabalhemos na folga, e se não pudermos temos de entregar justificação a dizer o motivo e aguardar se a chefia autoriza, sob pena de levar com um processo disciplinar. Não temos direito a planear um fim de semana,pois a nossa prioridade é o trabalho... Enfim

    ResponderEliminar