3.1.17

from zero to hero

Não é preciso recuar muito no tempo para que ninguém tivesse telemóvel. Ou que alguém tivesse um, provavelmente um Nokia 3310, sem acesso à internet. Aliás, recuando um pouco mais no tempo quase ninguém tinha acesso à internet nos computadores. E a loucura nessa altura eram as famosas salas de conversação irc.

É certo que tudo isto significou uma grande mudança na vida das pessoas. É também verdade que criou vícios, cada vez mais vincados nas pessoas, mas naquela altura não me recordo de nenhuma mudança radical na vida de alguém devido ao uso do telemóvel ou por estar online. Até porque o acesso a ambos não era tão fácil como hoje.

Pouco tempo depois (apesar de parecer que passaram centenas de anos) tudo muda em segundos. E basta uma foto para que se passe de zero a hero. Algo impensável no tal passado recente que aparenta ser do tempo dos homens das cavernas. E o melhor exemplo disto talvez seja Jeremy Meeks. Quem? Este senhor aqui. Para quem não se recorda da história, este homem ficou conhecido quando foi divulgada a sua mugshot, a fotografia que é tirada quando as pessoas são detidas.

A partilha, nas redes sociais, desta imagem valeu ao ladrão o rótulo de “ladrão bonito” e fez deste homem um ícone junto das mulheres. Pouco tempo depois – a foto é de 2014 – o ladrão bonito deu lugar a um homem milionário que não tem mãos a medir com o retorno da divulgação daquela imagem. Trabalhos de moda atrás de trabalhos de moda, dinheiro e mais dinheiro.

E tudo graças a algo que era impensável num passado muito recente. Basta pensar que na altura do “velhinho” Nokia 3310 a maior loucura talvez fosse ser mestre a jogar ao famoso (hoje caído no esquecimento) jogo da minhoca. Essa era a loucura de ter um telemóvel. Agora a vida está naquele pequeno objecto. Isto junto ao fácil acesso à net faz com que seja possível mudar a vida de alguém.

2 comentários:

  1. Na era do mirc nós podíamos ser quem quisessemos e como quisessemos... Falava-se com as pessoas com nicks atrativos (eu era LAraCroft_f ou sleepwalker_f)... Saudades!... "dd tc?" Era uma grande aldrabice LOL.
    Hoje vamos logo cuscar as fotos do face e instagram... Quanto a este jeitoso... gosto!

    ResponderEliminar