24.1.17

a aliança da separação

Existem detalhes que ajudam a que um casal seja identificado pelos outros como tal. Mesmo que não sejam um casal. É exemplo disto o andar de mãos dadas na rua. Isto faz com que as pessoas olhem para as pessoas como um casal. Existem também gestos carinhosos. E muitas outras coisas. Mas há algo que se destaca: a aliança.

As pessoas que usam aliança estão automaticamente casadas. Mesmo que não estejam. E dou o meu caso. Uso aliança na mão esquerda mas ainda não casei com a minha namorada. Quando alguém olha para um anel no dedo anelar da mão esquerda assume que essa pessoa é casada. Não há outra hipótese. É casada e não se discute mais o assunto.

E existe o efeito inverso. Que é o momento em que a pessoa não usa o anel, a aliança. Quando isso acontece é porque o casamento/relação vive um momento de crise. É porque a pessoa já está separada ou prestes a separar-se. Não existem opções como esquecimento, anel para limpar ou outro motivo qualquer.

Além disto, não cabe da cabeça da maioria das pessoas que alguém casado simplesmente não goste de usar aliança. E muito menos sentido faz, para essas pessoas, que uma das pessoas use aliança e a outra não. Casados usam aliança. Casados sem aliança estão prestes a separar-se. E o assunto morre nestas duas opções. Não há mais nada a dizer.

O que faz com que tenha alguma piada o momento em que uma pessoa com aliança beija outra, que não usa aliança, em público. Se alianças são sinal de casamento perfeito e a ausência de alianças sinal de crise, uma pessoa com aliança e outra sem só podem ser sinal de adultério. Não existe outra hipótese. São pessoas que estão a ter um caso. Mesmo que possam ser, na realidade, marido e mulher.

12 comentários:

  1. A aliança é somente um símbolo e tem o significado que cada um lhe atribui..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Enquanto casada, nunca usei aliança. Nem ele. ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    E pronto, tinha que cá aparecer eu, a chata excepção, para te dar cabo da teoria. ;)
    Nós por cá pertencemos ao grupo, talvez pequeno, dos casados que felizmente se encontram numa boa relação, (assim seja por muito e muito tempo, de preferência para sempre!), mas que não usam aliança. Por vários motivos. O principal é que nenhum gosta de usar joias. O segundo é que nunca achei necessário usá-la para que o resto do mundo perceba que somos pessoas comprometidas, "fora do mercado" e afins: basta a postura. Aliás, já vivíamos juntos sem nunca usar aliança alguma, e acho que nunca ninguém teve dúvidas que éramos um casal. E terceiro, admito que sou forreta: as únicas alianças a que achei alguma piada andavam na ordem dos milhares de euros, e sinceramente achei que tinha destinos melhores para o dinheiro, já que nenhum gosta de usar joias. Por último, é uma questão de feitio, um detalhe que ambos partilhamos, que é a tendência para alguma rebeldia, para ir contra as regras impostas, a recusa de seguir tradições e costumes só porque são tradições e costumes.
    Usar aliança, na minha opinião, deverá ser uma opção não uma obrigação. Use-a quem goste. Quem não goste, não use, que não é isso que define um casal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dás cabo de teoria nenhuma ;)

      Aquilo que defendo é que as pessoas não compreendem que existem pessoas, como vocês, que não usam aliança :)

      Eliminar
  4. Então eu tenho um caso com o meu marido hehehe
    Eu uso a aliança e ele não!

    ResponderEliminar
  5. Eu sou casado, só usei a aliança no dia do meu casamento.A minha esposa usa aliança e eu nunca uso.Falei com ela a respeito disso quando já se falava em casar.Não gosto de usar alianças, nunca gostei, até relógio no pulso me faz confusão, embora raras vezes use.Não gosto de tatuagens, piercings, apetrechos.Sempre fui assim.O que os outros pensam ou pensarão acerca disso é-me indiferente.

    Abraço Bruno !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim é que tem de ser. O que importa são vocês os dois.

      Abraço

      Eliminar
  6. A realidade é que as pessoas são parvas e fazem julgamentos baseados em ideias que, muitas vezes, estão erradas. A minha aliança é a de namoro e continua na mão direita. O anel que tenho na esquerda é o de noivado. O meu namorado (com quem vivo há 4 anos) tb usa a dele na direita, onde sempre esteve. Os meus pais são casados há 28 anos e nunca usaram aliança. Sempre gostava de saber porque é que isso é tudo um problema tão grande na cabecinha de algumas pessoas.

    ResponderEliminar