23.12.16

partilha o mundo

Quem é da Margem Sul, mais especificamente da zona do Seixal, sabe a importância que a antiga fábrica da Mundet teve no concelho. E mesmo no País. Para quem não sabe do que se trata, foi uma corticeira que chegou a ser das maiores exportadoras mundiais. Esta fábrica deu emprego a muitas pessoas e foi muito importante na vida de muitas pessoas. Até que fechou, no final dos anos oitenta.

Mas o fecho da Mundet não retirou peso ao espaço. Em especial aos Refeitórios, que foram palco de diversas edições do Março Jovem e também do Seixal Jazz, um dos mais importantes eventos de música nacionais e com algum nome também a nível internacional. Por isso trata-se de um espaço que não é indiferente a quem conhece a sua história, em especial às pessoas, que tal como eu, sempre viveram na zona.

Agora os refeitórios deram lugar à Mundet Factory, um restaurante e bar como não existia na zona a que as pessoas gostam de chamar Margem Sul. O espaço, uma ideia de João Macedo, que ficou conhecido dos portugueses quando participou no Masterchef, já está aberto e merece uma visita. É um daqueles espaços onde se respira história. Até porque muitas coisas de origem foram aproveitadas para a decoração do espaço.

Podia dizer que estou a escrever isto apenas porque sou amigo do João Macedo e do Sérgio Lopes, dois dos homens fortes desta ideia, mas estaria a ser injusto. Porque o espaço tem um potencial enorme e oferece algo que ainda não existia. A aposta do restaurante vai para a comida do mundo. É possível comer pratos argentinos, belgas, suecos e, apenas para dar mais um exemplo, tailandeses. Sem esquecer as apostas mais tradicionais e as pizzas a lenha. No bar destacam-se os gins, a cerveja artesanal e mocktails e cocktails inovadores.

E como se isto não bastasse, existe ainda uma aposta cultural. O espaço conta com uma exposição de fotografia que dentro de algum tempo dará lugar a outra e a outras iniciativas. Haverá também música e outras acções que prometem agitar a vida cultural do Seixal. E tudo isto com um preço bastante acessível. Fica a dica para quem quiser conhecer o espaço.





Sem comentários:

Enviar um comentário