16.12.16

anel de noivado. quanto mais caro mais forte o sentimento

Já assumi ser o pior noivo do mundo. Estou noivo há vários anos e já pedia a minha mulher em casamento em diversas ocasiões. Por outro lado, já teve direito a dois anéis de noivado. O primeiro foi o tradicional, o mais sério. O segundo é de brincar e vinha de oferta com uma boneca vestida de noiva. Independentemente do valor sei que a minha mulher valorizou ambos. Tanto o de brincar como o primeiro, aquele que usa diariamente.

No que ao noivado diz respeito, o anel deve ser o maior receio dos homens. E digo isto porque entendo que muitas pessoas metem na cabeça que o mesmo deverá custar uma pequena fortuna para que seja um anel de noivado “à séria”! Até existe uma espécie de regra que diz que o anel deve ser equivalente a dois meses de ordenado do noivo, ou algo do género. Algo que não passa de uma brilhante campanha de publicidade que acabou por ser transformada em regra. Primeiro foi um ordenado. Depois passou para dois.

E acho que isto é absurdo! O amor não se mede pelos euros do anel de noivado. Criou-se o mito de que elas só ficam felizes com um anel muito caro. Que depois exibem às amigas que querem saber tudo e mais alguma coisa sobre o mesmo. Sendo que, provavelmente, a maior parte delas acaba a falar mal do anel. E eles acham que não são bons noivos se não gastarem um valor muito acima daquilo que a namorada espera (e muito acima daquilo que ele pode pagar em alguns casos).

Mal das relações que se medem pelos euros. Até porque o momento não fica (ou não deve ficar) marcado pelo valor do anel. O anel é um acessório no meio de tudo aquilo que aquele momento implica para ambos. Recordo que a minha mulher adorou o primeiro anel que lhe dei. Recordo-me de me contar que várias pessoas já lhe perguntaram se é um daqueles anéis de família que vão passando de geração em geração.

Na realidade era um anel novo. Que procurei ao pormenor. E pelo qual me apaixonei assim que o vi. Por perceber que era a cara da minha mulher. E sei que a minha mulher gostou mais deste do que outro que lhe pudesse ter oferecido apenas com base no valor. Para depois estar constantemente a “gabar-me” do que me custou. Não sou assim. Ela não é assim. E não imagino um noivado assim. Por isso é que defendo que isto do valor dos anéis é um mito. Que cresce com base numa brilhante estratégia comercial que faz com que os homens se sintam mal por não gastar uma fortuna num anel e que faz com que elas achem que só são especiais para eles com base no valor do anel que lhe dão.

6 comentários:

  1. Absolutamente de acordo.
    Um abraço e votos de que os dois tenham um excelente Natal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Que seja um excelente Natal para ti e para os teus ;)

      Abraço

      Eliminar
  2. Amar um homem e receber um lindo anel e caro anel para mim significa muito! Para mim é sinal que sou muito importante na vida desse homem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não chega o lindo? O sentimento obriga ao "caro"? A minha questão é essa.

      Eliminar
  3. Não faço ideia de quanto custou o anel de noivado que o meu marido me ofereceu quando fez o pedido. É lindo, eu gostei e gosto dele (do anel e da pessoa também), disse que sim ao pedido, casámos, temos três filhos, o quarto está a caminho... Alguma vez o valor do anel definiria o nosso futuro? Nunca!

    ResponderEliminar