7.11.16

time is running out

A contagem decrescente para as eleições norte-americanas está perto do seu final. Estamos a poucas horas de saber quem será a próxima pessoa a ocupar uma das cadeiras mais importantes do mundo. E a escolha será entre o supostamente odiado Donald Trump e a supostamente amada Hillary Clinton. E digo supostamente porque creio que não existem assim tantas pessoas a odiar um nem tantas pessoas a amar outra. É uma imagem que se quer fazer passar. E não corresponde à realidade tendo por base as sondagens que dão uma ligeira vantagem a um ou ao outro candidato.

Acredito que Hillary Clinton ira vencer. Mas continuo a olhar para a candidata como um mal menor e não como a solução. Mas não ficarei surpreendido se Trump for eleito. E mais uma vez apoio-me nas sondagens. Aquilo em que acredito é que a vitória será, para qualquer dos lados, pela margem mínima. Não espero que a vitória seja por uma larga margem. Vamos ver...

Mas existem coisas que são bastante curiosas. Por exemplo, praticamente ninguém saberá quais as figuras públicas que apoiam Trump. É o caso de Peter Thiel, co-fundador do Paypal. Ou da actriz Kristie Alley e o actor Jon Voight. E ainda o excêntrico e antigo basquetebolista Dennis Rodman. Pode ainda ser dado o exemplo de Mike Tyson. Poucos devem saber que estas pessoas apoiam Trump. E provavelmente este apoio irá traduzir-se num pequeno número de votos.

Aquilo que todas as pessoas sabem é que meio mundo apoia Hillary Clinton. Figuras públicas, personalidades políticas e até meios de comunicação mostram abertamente o seu apoio à candidata. Já perdi conta ao número de personalidades que partilham vídeos a falar mal sobre Trump e a apelar ao voto em Hillary. Até Madonna já ofereceu sexo oral a quem votar na sua candidata. Isto tudo para dizer que apoio é algo que não falta a Hillary Clinton.

Mas com todo este apoio Hillary nunca conseguiu ter uma grande vantagem. E mais uma vez baseio-me nas sondagens, que valem o que valem mas que não costumam andar muito longe da verdade. E isto levanta a questão: como seria Hillary sem este apoio em grande quantidade? E ainda mais uma: porque será que existem tantas pessoas a (supostamente) querer votar em Trump? Resumir tudo à suposta ignorância dos norte-americanos é muito pouco. Há muito mais para discutir.

2 comentários:

  1. Há muito para discutir, e muito para ficar preocupado. A insatisfação conjugada com a ignorância nunca podem levar a bom porto. Concordo que a Clinton é um mal menor, e que não ficarei surpreendida se o Trump ganhar (mas vou certamente ficar aterrorizada), e concordo também que convém perceber as razões de base do porquê de tantos americanos apoiarem alguém que abertamente se vangloria da sua falta princípios morais.

    Jiji

    ResponderEliminar