22.11.16

quem se acusa como demissexual?

Já perdi conta aos termos acabados em “sexual” que servem para definir pessoas. Creio que esta moda teve início com o metrossexual, o homem que se cuida e que já está mais do que ultrapassado. Desde então existem termos e mais termos em torno dos homens. E não só. Existem também palavras que servem para definir os mais diferentes aspectos da sexualidade das pessoas.

E é nesse sentido que ganha destaque o termo demissexual. Palavra que está a ganhar destaque devido a um artigo que Meryl Williams escreveu para o Washington Post. No seu texto a escritora de Ohio, nos Estados Unidos da América, começa por dizer que pensava ser assexuada. Confessou também que sentia-se culpada por deixar frustradas as pessoas com quem se envolvia. Isto porque não queria sentir-se obrigada a explicar os motivos pelos quais não se sentia preparada para algo mais íntimo com as pessoas.

Afinal o que é ser demissexual? É viver num estado em que a pessoa só se sente sexualmente atraída por alguém após a existência de uma forte ligação emocional. Para existir atracção sexual (por alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto) é necessária a parte emocional. Dando um exemplo prático, para estas pessoas não existe um engate de uma noite. Pois é necessária a tal parte emocional que não se conquista a olhar para o corpo de outra pessoa.

Numa visão utópica do amor ser demissexual deveria ser quase uma regra. Deveria ser necessária uma ligação emocional para que se desse o passo seguinte. Mas nos tempos que correm acontece, em muitos casos, o oposto. Existe uma quase imediata atracção sexual que poderá ficar por aí ou que poderá crescer para algo emocional mais intenso. O que faz com que a vida de um demissexual seja uma enorme pista de obstáculos. Para quem é e para quem não consegue perceber quem é assim.

2 comentários:

  1. ... ou para quem não quer perder tempo a saber o que é. É que para que haja uma ligação emocional as pessoas têm que se mostrar, abrir, conversar and so on :)
    Infelizmente nos tempos que correm - da gratificação instantânea - onde tudo se pode encontrar na ponta dos dedos, as ligações emocionais são as menos frequentes... dão trabalho, implicam tempo, dedicação e investimento pessoal... e podem nem ter retorno.
    Mas gostei da imagem da 'enorme pista de obstáculos'. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas já não têm paciência para uma ligação emocional. Pelo menos para muitas pessoas acaba por não ser uma prioridade mas um bónus que poderá vir associado a um bom corpo.

      Eliminar