14.10.16

vantagens da divisão de tarefas domésticas

Durante muitos anos existiu a ideia de que o homem trabalhava de modo a sustentar o lar. Já a mulher, tinha a cargo a educação dos filhos e a lida doméstica da casa. Infelizmente esta ideia ainda está vincada em muitas pessoas (algo que consegue ser assustador quando se trata de casais jovens) apesar de já não ser regra geral. Até porque nos dias que correm, entre muitas outras coisas, quase nenhum casal consegue sobreviver de um salário.

Acredito que na maioria dos casos as tarefas domésticas sejam divididas entre homem e mulher. E ao que parece esta divisão traz benefícios. De acordo com um estudo norte-americano os casais que dividem as tarefas domésticas e cuidados com os filhos tendem a ser mais felizes. E não só. Segundo o estudo os casais estão também mais satisfeitos com as suas vidas sexuais.

Casais em que a mulher é responsável por mais de 60% dos cuidados com os filhos foram aqueles com notas mais baixas no que à satisfação com a relação e qualidade da vida sexual diz respeito. Por sua vez, os casais que repartem as tarefas tendem a ter um maior número de relações sexuais e andam mais agradados com a relação. O estudo não aponta nenhum dado específico para a alegria do casal associada à divisão de tarefas mas não é necessário nenhum mestrado numa universidade de topo para perceber que a divisão de tarefas (e o que isso implica) gera harmonia.

Este estudo revela ainda um dado que não deixa de ser curioso. Quando o homem é responsável pela maior parte das tarefas domésticas e também pelos cuidados com os filhos a vida sexual do casal não é afectada. Mantém-se tudo bem.

6 comentários:

  1. Não é ultrapassada em países como a Alemanha. Em que muitas vezes o marido trabalha e a mulher fica em casa com os filhos. Em Portugal é impensável porque o salário de um mal dá para ele próprio.
    Tudo isto pode ser possível de uma forma saudável, sem voltarmos aos séculos passados, se houver harmonia e respeito entre o casal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os ordenados que se praticam por cá é quase impossível para a maioria da população.

      Eliminar
  2. engraçado deve ser só a mim que faço tudo isso ou mais que a minha mulher e a minha vida sexual não melhorou, algo sempre enfatizado nos estudos, muito pior do que quando casei, fazer muito para ela não se cansar e mais esses clichés todos, enfim, deve ser um caso raro de certeza não contemplado pelos "estudos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os estudos valem o que valem. Gosto de partilhar alguns por aqui por isto mesmo, pela conversa que é gerada em torno do mesmo. Como é o teu exemplo. E certamente não serás o único.

      Eliminar