28.10.16

os arruaceiros do norte

Tem dado que falar o boicote levado a cabo por doze clubes do campeonato distrital do Porto que recusam ir ao campo do Canelas 2010 que é conhecido por ser o clube onde jogam diversos membros dos Super Dragões, a principal claque do Futebol Clube do Porto, como é o caso de Fernando Madureira, conhecido como macaco. Existem diversos vídeos, que há muito que circulam pela internet, que mostram agressões que não são punidas pelos árbitros.

Isto só tem sido notícia porque os atletas do Canelas 2010 estão associados ao Porto. E porque são vistos como arruaceiros. E as imagens não deixam margem para dúvidas. Podem sempre dizer que são lances ocasionais mas o número de lances mostram que se trata de uma prática corrente naqueles jogos. E também é notícia pelo boicote dos outros clubes. E acho que o importante é mesmo este boicote. Porque esta realidade é comum de Norte a Sul do País.

Tive a oportunidade de jogar em campeonatos distritais. E há uma regra que é quase de ouro: os árbitros protegem a equipa da casa. Ou a visitante caso seja vista como uma equipa problemática. E o medo dos forasteiros está ligado às visitas que os árbitros vão ter que fazer a esses campos. Os árbitros ganham pouco dinheiro nestes jogos. E os agentes da polícia presentes são, se as coisas não mudaram, dois. O que faz com que a segurança seja quase nula.

Costuma jogar num campo que obrigava a uma grande distância entre o balneário e o campo. Eram umas escadas enormes onde diversos árbitros já tinham sido agredidos. Naquele campo o árbitro estava sempre inclinado para a equipa da casa. Era notório o medo que sentiam. Também joguei num campo onde o árbitro já tinha ficado com o carro danificado. Mais uma vez, tinha medo dos da casa. E podia dar outros exemplos de árbitros que foram ameaçados. E que ficam com medo. Tal como cheguei a dizer a diversos árbitros que não precisavam de ter medo dos outros porque estavam na nossa “casa”, no nosso campo. Mas de nada servia.

E posso dar mais exemplos. Joguei com um homem que nos jogos no nosso campo pedia para que a equipa fosse dura durante os primeiros quinze minutos. Pedia para que se abusasse da falta (não pedia maldade) pois entendia que durante aquele tempo o árbitro não dava cartões e isso servia para intimidar a equipa adversária. E não estava longe da verdade. Aliás, estava muito certo. Acontece que muitas vezes o medo do árbitro estende-se a jogadores, treinadores e dirigentes de alguns clubes. Que também têm medo de agressões.

Por tudo isto, e porque vivi invasões de campo e agressões, sou a favor deste boicote. E da mediatização do assunto. Pode ser que se perceba que existem muitas coisas erradas no futebol amador. E isto existe com homens feitos tal como se verifica nas camadas jovens, a partir de determinadas idades. A solução passará pela segurança dos árbitros para que possam efectuar o seu trabalho sem medo de represálias.

2 comentários:

  1. Na Distrital que agora se chama Elite AHAHAHAHAHAH só da para rir mesmo, pois a qualidade artística é ridícula e quase nula, se bem que já pararam um pouco do pontapé para a frente, mas ao ver ontem os vídeos achei um pouco normal do que se passa até noutros jogos, agora a falta de cartões nos lances, pois os árbitros até assinalavam as faltas isso sim é mau, mais a confusão nas bancadas, o n.º 10 sempre a ameaçar, o n.º7 (às vezes 22) era exagerado, o "macaco" até era o apaziguador na maior parte das vezes, mas o resto, violento mesmo, não é duro, nem agressivo, é violência e basta olhar 1 minuto para o treinador e ver que é mais do mesmo, um armário, a ameaçar porrada a um transeunte que se ria pois com autoridade e a ser entrevistado dizia que naquele momento era o Milton e não o treinador, então era o Milton a falar e não o treinador, quem é o Milton, não deveriam estar a entrevistar o treinador? enfim, que olhem para aquilo, mas nos outros jogos não andam longe, felizmente uma pequena parte, mas percorres o "youtube" e descobres muito mais e de outros clubes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal o que se passa. Até o medo dos árbitros é normal como o medo de reportar algo. A maior parte destes árbitros prefere que ganhe sempre a equipa da casa. Tudo isto é normal na distrital. Não é correcto mas normal.

      Eliminar