19.10.16

o fugitivo de aguiar da beira

Tenho acompanhado a longa fuga de Pedro Dias. Neste momento não acredito num final pacífico. Não acredito que este fugitivo se venha a entregar às autoridades. Creio que tentará sempre fugir e quando (se isso acontecer) estiver encurralado estará disponível para perder a vida. Acredito até que será alguém que prefere morrer a ser preso.

Não deixa de ser "caricato" que um homem - mesmo tendo em conta a sua formação - esteja a enganar as autoridades há tanto tempo. E isto levanta diversas questões que talvez venham a ser repensadas no futuro. E a primeira está associada à forma como os agentes de autoridade lidam com pessoas destas. Custa-me a crer que este homem consiga disparar para diversos agentes e que ninguém lhe faça o mesmo. Falta de treino? Os problemas que significam para um agente usar a arma? Não sei mas acho estranho.

Este caso levanta muitas questões. Talvez a maior parte delas venha a ficar sem resposta. Por outro lado, temo também que este modo de agir por parte de quem está do lado errado da lei passe a ser menos raro do que é comum por cá. Que os assaltantes comecem a usar armas por tudo e por nada. E que se roube uma vida a troco de muito pouco. Uma das grandes vantagens de Portugal é a segurança. Talvez seja mesmo, não desvalorizando muitas outras coisas, uma das nossas grandes referências. Só espero que não deixe de existir a uma velocidade que ninguém deseja.

2 comentários:

  1. Já pensou que um policia se usar a arma pode ser despedido ou suspenso e ficar a ganhar apenas 80 Euros por mês?
    Eu no caso da policia fazia o mesmo, ou seja, fazia de conta....
    É desmotivante saber que a nossa policia não possa cumprir o seu dever sem colocar os seus empregos em risco.
    Não nos podemos esquecer que são homens com família para sustentar como todos nós, fazem o que podem para manter os seus empregos.
    Basta ver o exemplo do que aconteceu no Porto, quando numa perseguição policial um agente baleou um dos assaltantes, a população fez várias manifestações de indignação.
    Aqui morreu um agente em serviço e ninguém se indignou.
    Eu, no mínimo, acho isto muito triste e preocupante para nós cidadãos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um dos problemas. E conheço mais realidade que deixariam todas as pessoas boquiabertas. Talvez percebam que está na hora de alterar algumas coisas.

      Eliminar