29.7.16

vamos todos atirar bebés de uma altura de nove metros?

Existia uma publicidade, ao whisky J&B, que dizia "a tradição já não é o que era". Mas na Índia isto não se aplicada. Porque por lá a tradição ainda é o que era. E em que consiste esta tradição? Em algo tão espectacular como atirar bebés de uma altura de nove metros. Bebés que aterram num lençol. Faça chuva ou faça sol, os bebés voam, desde que os bebés tenham mais de dois meses de idade. E porquê? Porque diz que dá sorte.

Este ritual é ilegal. Pelo simples facto de que é perigoso para as crianças. (Quem diria?!?!?) Foi ordenado que deixasse de ser praticado desde 2009 mas esta ordem tem sido ignorada e o ritual supersticioso continua a ser praticado em diversas zonas rurais. E existem pessoas que se baseiam em argumentos tão fortes como "é a tradição".

Ainda bem que a tradição não diz que os bebés devem voar de uma altura de vinte metros para aterrar num guardanapo. Ou que devem ser atirados do topo do edifício mais alto que encontrem perto de casa (num raio de dez quilómetros) esperando que voem e aterrem em segurança, como manda a tradição. Por outro lado é pena que a tradição não diga que os adultos aprendem todos a voar a partir do momento que saltam de uma ponte.

Respeito religiões e aquilo em que as pessoas acreditam. Mas quero acreditar que existe uma linha que separa certos aspectos. E que de um dos lados dessa linha não cabem coisas como atirar bebés de dois meses de idade de uma altura de nove metros para dar sorte. Até porque se for para cumprir a tradição, ela diz respeito apenas a crianças doentes. E estas seriam salvas por uma "rede" que aparecia miraculosamente para salvar e curar os meninos doentes.




2 comentários: