13.7.16

racismo? ou um problema muito maior?

As recentes notícias dos dois homens negros mortos por polícias nos Estados Unidos da América levantaram a questão do racismo por parte das autoridades norte-americanas. Passa-se a ideia que que os afro-americanos são o alvo primordial dos agentes que não hesitam na hora de matar um negro. Esta é a ideia que até consegue ser passada pelas notícias em torno destes tristes acontecimentos.

Até que me deparo com os dados referentes ao número de pessoas mortas pelos agentes norte-americanos em 2016. Os agentes norte-americanos mataram, até ao momento em que este texto foi escrito, 581 pessoas. Deste número, 13 são nativos americanos, 94 são latinos, 10 são asiáticos, 32 são outros ou desconhecidos, 144 são negros e 288 são brancos. Ou seja, os brancos mortos pela polícia são o dobro dos negros.

Estes dados não significam que não existem polícias racistas. Porque infelizmente existem pessoas racistas em todo o lado. Mostram apenas que o problema é muito maior do que a cor da pele dos alvos dos agentes de autoridade. Pode falar-se do “dedo fácil no gatilho” por parte dos agentes. Pode também dizer-se que as pessoas, independentemente da cor da pele, não cumprem as ordens dos agentes no momento da abordagem. Tal como se pode falar de uma postura diferente em relação à polícia que nós conhecemos.

Mas os números mostram que não interessa apenas discutir o racismo dos polícias norte-americanos. Interessa perceber o que aconteceu no momento de cada uma daquelas mortes. Importa também que as informações sejam veiculadas a melhor precisão possível. Para que não se faça nascer uma dose de ódio maior do que aquela que já existe. Para que não se parta do princípio que existe “uma raça a abater”. E que isto só vai lá com uma guerra entre brancos e negros.

Nos dias que correm é bastante fácil manipular informação (e não me refiro a este caso específico). É muito fácil fazer com que algumas pessoas acreditem numa realidade que até pode estar completamente manipulada. E uma das coisas mais assustadoras destes tempo é a facilidade com que as pessoas aceitam tudo sem questionar nada. Se alguém disse algo é porque é verdade. Pior do que isso, é uma verdade inquestionável. Mesmo que a pessoa esteja a dizer algo sem qualquer fundamento.

2 comentários:

  1. "Se está na net é pq é verdade" dizem muitos.
    Acho que os policias matam qq tipo de pessoa. Apenas são mais falados qd são os negros.
    Os negros são mais racistas que os brancis. Lembras do filme Crash?
    Os policias são mal preparados, alêm de que há a cultura do "dispara primeiro, pergunta depois"
    Entretanto morreu aquele branco a quem mandaram por as mãos levantadas e este insistiu em manter uma mão atràs das costas. Porquê??
    E pq a polícia não lhe deu só um tiro ou dois nas pernas para o imoblizar?
    Cultura das armas é no que dá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse filme é genial e deveria ser visto por todas as pessoas.

      Eliminar