6.7.16

os líderes aparecem quando fazem falta

Cristiano Ronaldo tem sido alvo de muitas críticas quando está ao serviço da selecção nacional. Se por um lado é o rosto maior de todas as conquistas tem sido também apontado como único culpado de tudo o que corre mal. E se a primeira situação é manifestamente exagerada, a segunda é totalmente descabida. Já aqui referi que não existem salvadores solitários numa equipa de futebol tal como não existem culpados solitários num grupo de mais de vinte jogadores. É tudo repartido. Quer seja a glória como o falhanço de objectivos.

Em relação a Cristiano Ronaldo costumo dizer que não é o mesmo jogador que vejo no Real Madrid. E aqui não é caso isolado. Também acontece com Messi e com tantos outros atletas. E existem diversos factores que podem explicar isto. Desde o tempo que passam nos clubes em comparação com aquele passado nas selecções. Até ao sistema de jogo, passando por muitos outros aspectos que fazem com que determinado jogador jogue de uma maneira num clube e de outra na sua selecção.

Mas este motivo não pode ser suficiente para que Cristiano Ronaldo seja culpado de tudo e mais alguma coisa. E que as críticas se alarguem a outros domínios como a sua postura enquanto capitão e líder. Se dúvidas existissem sobre a liderança de Cristiano (ou mesmo em relação ao seu empenho com a equipa de todos os portugueses) estes dois vídeos eliminam qualquer dúvida que possa existir em torno da liderança do capitão português. Este brilhante trabalho dá a conhecer o comportamento de um verdadeiro líder ao mesmo tempo que mostra o empenho de Cristiano Ronaldo na selecção. Deixo aqui dois vídeos para quem ainda não teve a possibilidade de ver. O primeiro mostra tudo e o segundo apenas a conversa com Moutinho que não queria marcar uma grande penalidade.





Respeito quem defenda o contrário mas sou da opinião de que não se aprende a ser líder. Ou a pessoa nasce com capacidade para liderar ou nunca o conseguirá fazer. Por outro lado, um verdadeiro líder aparece quando faz mais falta. Neste caso, era necessário um líder e Cristiano Ronaldo apareceu.

2 comentários:

  1. Admiro o jogador e o homem. Como uma vez eke disse "Sou novo,sou rico e sou bom profissional e as pessoas têm inveja de mim" E bem verdade na maioria dos casos.
    Ele consegue as coisas mas trabalha muito para isso.

    Não sei se reparou numa frase que disse pós Pais de Gales.
    "Sonhar é gratis" Vindo de quem tem milhões, só mostra que dâ valor real as coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nesta competição ele conquistou muitas pessoas. Mas também é verdade que mostrou uma faceta que muitas pessoas desconheciam.

      Eliminar