18.7.16

o vício do pokemon go

Já tinha ouvido falar do Pokemon Go. Fiquei curioso em relação ao vício mundial em torno deste jogo. E decidi instalar o mesmo para perceber como era em vez de tomar uma decisão (ou criar uma ideia) com base em opiniões de terceiros. Instalei o jogo, fiz o log in e em segundos já tinha caçado/apanhado dois pokemons. Isto sem sair do sítio onde estava. Mudei de sítio, mantendo-me dentro de casa, e apanhei mais um. Olhei para o mapa e percebi que perto de casa tinha mais uns quantos para caçar. E já dei por mim a procurar pokemons para caçar em alguns locais (não muitos).

Experimentar o jogo foi o suficiente para perceber que pode ser viciante. E isto é um elogio. Se digo isto é por considerar que o jogo está bem feito e que consegue cativar muitas pessoas. Por outro lado, este vício consegue ser perigoso. Porque o jogo pode ser jogado em diversos locais que podem colocar a vida das pessoas em risco. E digo isto porque os olhos estão apenas no telemóvel e as pessoas acabam por esquecer que além do jogo existe, por exemplo, uma estrada perigosa onde pode aparecer um carro a qualquer momento.

Além disto, e por achar que o jogo facilmente pode viciar quem joga, percebo facilmente o fama mundial do Pokemon Go. E basta que comece a ter fama num sítio para que exista um "contágio" cada vez maior de pessoas que acabam por experimentar o jogo. E como acontece com qualquer jogo, existem os jogadores ocasionais, aqueles que experimentam e não gostam e aqueles que jogam enquanto a bateria do telemóvel aguenta. Aquilo que já não percebo são as críticas a quem joga. Mas especificamente aos adultos. Críticas quase a roçar o insulto.

E não percebo essas críticas/insultos porque não olho para o Pokemon Go como o único jogo a que os adultos eventualmente se entregam. Quantos adultos perdem largos minutos ou mesmo horas noutros jogos. Ou em redes sociais. Quantos adultos jantam com amigos mas estão sempre ausentes da mesa porque estão dedicados ao telemóvel. Este é um problema de longa data. Não é exclusivo do Pokemon Go. Por isso é que estranho quando ouço adultos dizer algo como "sou adulto, não jogo Pokemon". Mas esquecem-se de ser adultos em muitas outras situações que não envolvem o Pokemon Go.

3 comentários:

  1. Não instalei nem pretendo. Tudo o que me parece a "manada" fujo a sete pés.
    Concordo que jogar pode ser em qq idade. Qd deixamos de ser "crianças" é mau sinal : )

    ResponderEliminar
  2. Disseste muito bem, adultos esquecem-se de ser adultos muitas vezes em determinadas circunstâncias ..
    Ainda não consegui baixar o jogo porque o meu telemovel não suporta :(
    Gostei do blog, felicidades :)

    ResponderEliminar