18.7.16

jogar em casa

Conversava com um amigo sobre o lançamento do meu livro na zona onde sempre vivi. E ele dizia-me algo como "vais jogar em casa", destacando diversos factores que iam do espaço às pessoas presentes. Ou seja, era algo especial. E a verdade é que foi mesmo. Bastante especial. Acima de qualquer expectativa que pudesse ter criado. Mesmo sabendo que estavam reunidos os ingredientes para que diversos sentimentos estivessem ao rubro.

Não existem palavras que façam justiça ao que aquele dia significou para mim. Juntar diversos amigos de infância no mesmo espaço foi bom demais. Recordar momentos antigos que nos marcam para sempre e que nos fazem rir. Recuperar tantas memórias. Falar sobre o que as vidas são agora. Ver aquilo que éramos, falar sobre o que somos e revelar onde pretendemos chegar. É tudo muito especial.

Ver pessoas que passaram pelas nossas vidas e que por diversos motivos acabaram por ficar. E que mostram sentir orgulho por algo simples como um livro. Quase que parece que o livro é deles. Não há forma de descrever com justiça aquilo que se sente quando se olha para alguém cujos olhos mostram um orgulho por algo feito por outra pessoa. Talvez seja uma das formas mais puras de descrever a amizade.

Ver pessoas que alteram os planos que possam ter para estar comigo num dia especial e que me dizem "contigo até ao fim do mundo" é algo bom demais. Pessoas que se emocionam com aquilo que fiz. Isto tudo a somar ao constante e incansável apoio dos meus pais e da minha mulher. Ao amor que nutrem por mim bem como aquele que a minha irmã e sobrinha também sentem. Não existe forma de agradecer tudo isto a todas estas pessoas.

Aquilo que referi seria sempre bom em qualquer lugar. Quando é "em casa" torna tudo ainda mais especial. Isto tudo num espaço tão especial naquela que é a minha terra faz com que tenha sido um dos dias mais especiais da minha vida e um daqueles que nunca irei esquecer. Obrigado a todas as pessoas que fizeram parte deste dia. Vocês são os maiores e é uma sorte, honra e orgulho enormes dizer que sou vosso amigo.

2 comentários: