19.7.16

grávidas, mães, confiança e nudez

Qualquer pessoa que veja o seu corpo mudar radicalmente (em relação à imagem a que está habituado) acaba por ter um momento em que olha para o espelho e não gosta do que vê. Momento em que não se reconhece. Em que não vê a pessoa que sempre foi. Isto pode acontecer por diversos motivos, como é o caso de desleixo, de uma gravidez ou de um qualquer problema de saúde, apenas para dar alguns exemplos. E não gostar do que se vê não significa que a pessoa não goste de si. Pode significar que existe um grande problema em lidar com a actual imagem. E este processo pode ser complicado de ultrapassar.


Melanie Verney é uma mulher igual a tantas outras. Como a especificidade de que foi mãe três vezes num espaço muito curto de tempo. Melanie e o marido, Gabby, foram pais de um menino no dia 11 de Março de 2013. No dia 10 de Março de 2014 nasciam as gémeas do casal. Como ponto de partida, esta mulher não odiou estar grávida pois realizou um sonho. Tal como não odiou nenhuma das marcas deixadas no corpo pela gravidez. Melanie defende que os três filhos compensam tudo isto. Valem tudo isto e muito mais. Por outro lado, salienta que ser mãe não significa que deixe de ser mulher. Que deixe de ser a Melanie que era. E neste sentido, esta mãe conta que depois do nascimento das filhas gémeas perdeu a confiança que tinha (em relação ao corpo). Olhava para o espelho e via uma estranha. E sentiu a necessidade de se sentir feliz e não apenas uma mãe.

Até que deu de caras com um anúncio em que uma fotógrafa (Trina Carey) procurava um casal para uma sessão fotográfica íntima, a realizar num lago. Sessão que tinha o objectivo de ensinar homens e mulheres a recuperar a confiança e a aceitarem o corpo depois de uma mudança. Existia o desejo de ensinar às pessoas que não é necessária perfeição para que se sintam bem e bonitas. Passa tudo por aceitar a diferença. E foi isso que aconteceu com o casal.









O resultado está a tornar-se viral e os elogios têm sido largamente superiores em relação às críticas que têm chegado à fotógrafa e também ao casal. Este trabalho pode levantar diversas questões. Melanie precisa de estar nua para se sentir bem com o corpo? Porque ainda olhamos para a nudez como algo pornográfico e porco? Havia necessidade de partilhar o trabalho? Até que ponto ajuda outras pessoas? São apenas alguns exemplos de questões válidas.

Mas, por outro lado, ninguém pode negar a coragem desta mulher. A coragem e apoio do marido. E o exemplo dado por ambos, em conjunto com a fotógrafa. Considero que este é daqueles trabalhos que ajudam a mudar mentalidades. Que quanto partilhados fazem com que alguém deixe de ter "vergonha" da cicatriz que tem no corpo. Que faz com que alguém deixe de ter vergonha nos quilinhos a mais. E por aí fora. E nesse sentido este trabalho está de parabéns.

8 comentários:

  1. É preciso muita coragem para mostrar "em público" um corpo com o qual não nos sentimos confortáveis mas também é uma grande inspiração para outras mulheres na mesma situação. Estamos tão habituado a ver o corpo perfeito que não sabemos reconhecer a beleza natural diferente em cada um ...

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da sua pergunta:"Melanie precisa de estar nua para se sentir bem com o corpo?" Tbm tive essa dúvida qd participei de um ensaio feminista. Acho que só eu e mais meia dúzia de garotas estavam vestidas, o restante optou pela nudez. Acho isso delicado. Principalmente aqui no Brasil, onde já objetificam tanto o corpo feminino. Exibir o corpo não me parece uma boa estratégia pra chamar a atenção ou reivindicar algo, afinal de contas, nudez não falta qjui... No entanto, o trabalho da fotógrafa é primoroso. As fotos ficaram incríveis e acho difícil uma mulher ficar feia diante de tanta sensibilidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que no Brasil fosse mais "fácil". E digo isto porque, por exemplo, tenho a ideia de que olham para a nudez como algo artístico, tendo em conta a fama da Playboy.

      Eliminar
  3. Mas esta mulher tem um corpo normalissimo. Não precisaria de sessão fotográfica para se sentir bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso depende sempre de cada pessoa. Neste caso dela que dizia não se reconhecer.

      Eliminar
  4. As fotografias estão fantásticas! A questão da nudez é algo que deve ser visto como algo natural! E projetos como estes, com um objetivo sério, são perfeitos para passarem essa mensagem!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar