20.7.16

"anti" is the new black

Não vem nas revistas de moda mas está em todas as páginas. Não aparece em nenhum post do facebook mas está em todas as publicações e comentários. Ninguém assume usar mas é vestido por muitos. Tenta passar despercebido mas é notado em todo o lado. Não apenas no mundo virtual mas também no mundo real. Falo do "anti" que está cada vez mais na moda.

"Anda tudo louco com o Pokemon Go", diz alguém. "Odeio isso", "é uma estupidez", "isso é para homens adultos que não estão com uma mulher nua há muitos anos", "isso é para mulheres adultas que não fazem sexo há muito" ou "isso é um perigo" são apenas algumas das respostas que se ouvem por aí. "Mas já jogaste ou já percebeste o que é?", perguntam. "Não. Nem preciso. Odeio o Pokemon Go", respondem.

"Anda tudo a falar na série xpto", diz alguém. "Isso é uma merda", "é do pior que existe em televisão", "prefiro ver outra merda qualquer. Tudo menos isso", "não existe nada que consiga ser pior do que isso" ou "que cambada de actores sem jeito", são apenas algumas das respostas que se ouvem por aí. "Mas já viste algum episódio?", perguntam. "Não. Nem preciso. Odeio essa série", respondem.

"Anda tudo a falar naquele restaurante xpto", diz alguém. "Comida boa para vomitar", "atendimento de merda", "prefiro comer em casa", "aí não vou de certeza", "a comida mete nojo" ou "do pior que já existiu. Que feche as portas depressa", são apenas algumas das respostas que se ouvem por aí. "Mas já lá foste?", perguntam. "Não. Nem preciso. Odeio esse restaurante", respondem.

São apenas três exemplos mas poderiam ser muitos mais. A estes exemplos acrescento que não sou a favor do oposto disto. Ou seja, não acho bem dizer que se gosta de algo apenas porque sim ou apenas porque está na moda. Mas isto não significa que seja a favor do "anti" que passa por ser anti tudo aquilo que existe e que tem alguma expressão e popularidade. Não gosto do "ódio" apenas porque os outros gostam. Nem gosto do "ódio" para tentar passar a imagem de que se é superior a alguém.

Era bom que o anti (tal como ser a favor de olhos fechados) desse lugar à experiência. Que acaba por permitir uma opinião mais válida em relação ao que quer que seja. Que vai muito além do odeio porque os outros gostam ou do gosto porque todas as pessoas gostam e fica bem gostar. Só que isto dá muito trabalho. E ter trabalho com o que quer que seja é algo que há muito deixou de estar na moda.

8 comentários:

  1. Pois.
    Sou anti atitudes que fazem mal às pessoas de bem.

    ResponderEliminar
  2. :)
    "Não gosto de bróculos" - "Já provaste?" - "Não, não gosto..." - "Então prova lá, pelo menos um bocadinho..." - "Até não é assim tão mau..." - "Só podes dizer que não gostas de alguma coisa depois de provares..."

    "Quero aquele iogurte/sumo/cereais, aquele é que é mesmo bom!" - "Já provaste?" - "Não, mas é mesmo bom!" - "Então, prova lá um bocadinho..." - "Afinal, não é assim tão bom..." - "Pega mais!" - "Não, obrigada..."

    E podíamos continuar com as mais diversas temáticas que iria haver exemplos para tudo...

    Assusta-me a falta do meio termo... mas, vamos indo, vamos vendo e aprendendo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podíamos passar horas nisto. Assusta-me a falta de meio termo e de tempo para pensar.

      Beijos

      Eliminar
  3. Obrigada. É isto mesmo! Acho imensa piada às pessoas que dizem "ai eu não gosto de seguir modas, essas coisas que toda a gente gosta metem-me nojo" quando elas próprias não experimentaram. Digam-me quem é o carneiro e quem é que não pensa pela própria cabeça no meio disto tudo...

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Depende das situações e vou dar exemplos.
    Saga twilight...nunca vi, não quero ver e se aparecem aquelas caras no ecran eu mudo de canal. É aversão por demasiada exposição a um tema.
    Qt mais histerismo à vokta de uma coisa mais me faz desconfiar.
    50 sombras de grey....idem...nem quero ouvir falar.
    É repúdio elitista da minha parte? Se quiserem chamar assim...
    Eu apenas não passo a gostar só pq meio mundo gosta. "Mas se não viste, não sabes se gostas"...pois...mas há coisas que nào preciso de ver para saber que não vou gostar.

    Outro tipo de exemplo. Via uma serie no Axn. Gravava para ver depois. Nos intervalos era literalnente bombardeada com anúncios ao Houdini & Doyle. Claro que avançava. Mas já nem podua ver aquilo à frente.
    Meses depois estava a almoçar e calhou de estar no Axn e a começar a série. Vi ,gostei e ando a vê-la.

    Lá está...estava errada pq até era uma série engraçada. Mas a overdose afasta-me.

    Em última análise, cabe-me a mim decidir "a quem " dou uma segunda oportunidade.

    Mas não digo que certa coisa é má. Digo apenas que eu não gosto/aprecuo/não quero conhecer. ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que dizes é uma coisa e faz sentido. Mas há quem fale mal só porque fica bem. Para se fazer se superior, por exemplo.

      Eliminar