27.7.16

a trampa do trump

Em tempos partilhei no blogue que olhava para a candidatura presidencial de Donald Trump como uma brincadeira de um menino mimado e rico. Do género, "vamos lá ver até onde me deixam ir". Mas cedo percebi que afinal era algo com pernas para andar. Que é um caso sério. E na altura acreditei também que estaria a bater-se com Hillary Clinton na corrida, a dois, para o lugar de Presidente dos Estados Unidos da América. Algo que se confirma.

E se na altura já olhava para a candidatura de Donald Trump com um olhar sério, agora ainda mais. E as últimas sondagens até colocam o candidato à frente de Hillary Clinton, salientando que se trata de uma margem mínima de diferença entre ambos. E acredito cada vez mais que Donald Trump poderá ganhar as eleições. Mesmo tendo em conta o suposto "ódio" que vai semeando e a falta de alguns apoiantes mediaticamente importantes.

É raro o dia em que não leio uma piada que envolva Trump e trampa e que seja em torno da sua candidatura. Há também quem defenda que os norte-americanos são uma cambada de gente burra que não sabe pensar mas considero que isto é olhar apenas para uma parte da questão ao mesmo tempo que se ignora outros factores que não devem ser menosprezados. O primeiro, e talvez o mais importante, é que Donald Trump verbaliza coisas que muitas pessoas defendem mas que entendem ser politicamente incorrecto assumir em público. Isto é algo que muitos preferem não ver. Ou fingir que não estão a ver.

Depois, candidatos como Donald Trump têm tudo para se destacar em momentos de pânico e medo mundiais. Existem cada vez mais atentados. É raro o dia em que não surgem notícias de mortes e os Estados Unidos da América continuam a ser o rosto maior da brutalidade de um atentado. As pessoas vivem com medo. E para onde quer que olhem só encontram políticos que passam aquelas mensagens que parecem estar preparadas para qualquer situação sendo apenas necessário alterar o nome do local onde aconteceu o atentado.

Por sua vez, Donald Trump passa uma mensagem diferente. Tem uma postura de confronto directo e assumido contra tudo aquilo que mete medo às pessoas. E isto é meio caminho andado para que as pessoas sintam alguma segurança com um líder destes. Já vi reportagens em que cidadãos norte-americanos assumem que os políticos são todos iguais e que notam diferenças em Trump. Por isso é que defendo que existe muito mais a analisar do que simplesmente apelidar os norte-americanos de burros. E se os atentados continuarem a multiplicar-se tenho a certeza de que políticos como Donald Trump vão ganhar apoiantes em todo o mundo.

4 comentários:

  1. Nunca uma eleição norte americana me fez ter tanto medo como esta. Não sou fã da Hillary, mas só de pensar no Trump à frente da América fico com taquicardia. Será o abrir da caixa de Pandora e o mundo não voltará a ser o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. São burros à mesma. Por acreditarem wue ele construirâ um muro com o méxico e pir não perceberem o perigo que ele representa.
    Sào um povo com algumas qualidades, como o patriotismo,a resistência. Mas no geral são muito burros. Lamento.

    Espero que abram os olhos a tempo.
    Se usam a internet para tanta treta, qye a usem para se instruirem.

    ResponderEliminar