9.6.16

vamos ter pena deste violador?

Um rapaz, de seu nome Brock Allen Turner, violou uma jovem. A violação não correu como desejado graças a outros dois jovens suecos que estranharam o cenário com que se depararam e decidiram intervir, abordando o violador. O caso foi a tribunal e o violador foi condenado a apenas seis meses de prisão (três de prisão e três de liberdade condicional).

O pai do violador ficou indignado com a pena. Considera que seis meses é um preço muito elevado para uma curta violação de apenas vinte minutos. Quanto a isto pouco tenho para dizer. É o pai do jovem e a probabilidade de dizer uma asneira como esta é de nível elevado. Acredito que ser pai do jovem tolde a razão ao senhor que acaba por dizer uma barbaridade destas. E bastava apenas que se tentasse colocar no lugar do pai da jovem violada. Já para não dizer da própria rapariga.

Aquilo que me entristece mais é a pena em si. E o argumento do juiz que justificou a pena leve por temer que uma pena mais longa tivesse um “severo impacto” na vida do violador. E que tal pensar no impacto que aqueles vinte minutos vão ter na vida da jovem violada? Temer que tivesse um impacto severo? Daqui a pouco estamos a desculpar o violador e a culpar a rapariga. Ou a culpar os jovens suecos que foram interromper a violação. Não deveria ser o próprio Brock Allen Turner que deveria ter pensado no impacto que uma violação teria na sua vida?

Sugiro que juízes como este passem a encarar estas situações de modo diferente. Por exemplo, nem sequer condenem rapazes como Brock Allen Turner, os violadores de vinte minutos. Sugiro que o mesmo seja violado durante vinte minutos, o tempo que teve para violar a rapariga. E que tenha um cronómetro em frente aos olhos para ter a noção do tempo que falta para ser violado. Passados os vinte minutos, vai à vida dele com o mesmo impacto que deixou na vida de outra pessoa.

8 comentários:

  1. Também li isto ontem e fiquei horrorizada pela decisão do juiz, então e o impacto na rapariga????? Medo, muito medo, deste mundo... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo muito medo :(

      Ainda mais depois do que aconteceu este fim-de-semana.

      Eliminar
  2. Não sei qual é o espanto, a vítima é sempre culpada. A rapariga brasileira que foi violada por 33 homens era uma puta (tinha 17 anos), a rapariga americana que foi violada por dois rapazes futebolistas bebeu muito então a culpa é dela. Estes dois casos têm comum 3 coisas: imagens das violações foram para à net, o mundo culpou as raparigas e elas eram menores. A mim não me surpreende a sociedade (e a própria "justiça") culpar as vítimas. Enquanto não se mudar o modo de pensar, enquanto as pessoas não pararem de chamar mulheres de putas por usarem decote, enquanto não perceberem que não é não, que silêncio não é consentimento e que o álcool não é um veículo para sexo... isto vai continuar na mesma.

    ResponderEliminar
  3. Não podia estar de acordo... durante a leitura foi a pena que imaginei para o juíz e que o meu amigo acabou por sugerir. Em sintonia.

    ResponderEliminar
  4. Aplaudo este texto de pé!
    Sou totalmente da mesma opinião. Criminosos devem ser pagos com a mesma moeda: matou? Deve ser morto, com tortura à mistura de preferência. Violou? Deve ser violado e capado a seguir, para que não volte a destruir a vida de alguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando ouço argumentos de que a pena seria isto ou aquilo fico sem reacção.

      Eliminar