21.6.16

vamos abolir o "corpo perfeito"

Parece que existe o desejo de acabar com publicidades que tenham corpos demasiado magros e/ou seminus. Parece também que isto está a ganhar muita força na Alemanha e em Inglaterra. O objectivo passa por fazer com que as publicidades se afastem do corpo perfeito e passem a ostentar corpos reais. E confesso que isto me faz um pouco de confusão.

E faz-me confusão por diversos motivos. O primeiro passa pelo corpo real. O que é isso do corpo real e do corpo perfeito. Uma mulher ou um homem magros são menos reais do que pessoas com peso diferente? Uma pessoa com "gordurinhas" é mais real do que alguém que opta por ter pouca gordura no corpo? Existem momentos em que penso que as pessoas magras são uma espécie de aliens que por aqui andam. Parece que são o lixo desta sociedade. E que são um atentado contra todas as pessoas que não têm os tais "corpos reais".

Todos os corpos são reais. Excepto aqueles que são tão mexidos na edição de imagem que acabam por não ser reais. Nem correspondem à realidade. Isto sim, poderia ser debatido. O excessivo uso de edição de imagem em publicidades (e não só) que acabam por vender uma imagem de perfeição que não existe. E até falar de perfeição tem muito que se lhe diga. A imagem de corpo perfeito dependerá sempre de cada pessoa e nunca da sociedade. Cada corpo deve ser perfeito de acordo com as necessidades e os gostos de cada pessoa.

Depois existe outro tema interessante. Que passa por culpar os anúncios com mulheres e homens magros de todo o mal da sociedade, quando o tema é excesso de peso. "As pessoas com mais peso sentem-se mal quando olham para aquelas publicidades", defendem muitas vozes. Já me desleixei. Já fiquei com algum peso a mais mas nunca olhei para uma imagem acabando por me sentir mal com isso. Nem culpei nenhum anúncio do meu desleixo. Tal como não perdi peso por causa dos anúncios nem das pessoas magras. Perdi peso por mim, pela minha saúde. Nada mais do que isso. Nunca quis copiar este ou aquele.

Entendo que se debata o poder da imagem na sociedade. É normal. Mas acho que culpar os anúncios do mau estar que as pessoas com mais peso sentem quando olham para aqueles anúncios é o mesmo que varrer o lixo para debaixo do tapete. Deixa de estar à vista, não incomoda mas a verdade é que o chão continua sujo. E este assunto, o do excesso de peso e da sociedade, merece muito mais do que esconder corpos magros dos olhos da sociedade. Há muito mais para debater.

Quantos pais não estão preocupados com o excesso de peso dos filhos mas debatem anúncios na rua? "O problema não és tu, é a sociedade", não é a solução. Mais importante do que a sociedade é a saúde de cada pessoa. E os pais têm de perder o receio de abordar um filho que se desleixa a ponto de colocar a saúde em risco. E quando falo de excesso de peso é quando a saúde começa a estar em risco. Este problema não fica solucionado com a eliminação de pessoas magras. Nem com a ostentação de pessoas menos magras nos anúncios. Até porque haverá sempre alguém com mais peso que continuará a sentir-se marginalizado pela sociedade. E quantos pais não se preocupam com determinadas obsessões dos filhos? Que não comem porque querem ser o/a próximo/a isto ou aquilo e até contam com o incentivo dos pais?

Este tema dá pano para mangas. Alastra-se para muitas ramificações. Mas curiosamente os anúncios não estão no topo da minha lista de prioridades quando se debate saúde e imagem. Olhar para o excesso de peso da população (e dos mais jovens) como uma mera questão estética é ver apenas uma gota do oceano. E com isto não quero dizer que defendo que todas as pessoas sejam magras. Cada qual sabe de si e deve ter o corpo que deseja. Mas tendo sempre por princípio a saúde. A partir daí é com cada um. Com mais peso ou com menos peso mas sempre com saúde. Isto em detrimento do "ser gordo é que é bom e gordura é formosura" ou do "os magros é que são os maiores".

5 comentários:

  1. Os magros serão sempre os eternos crucificados desta sociedade :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Transformar um assunto destes numa luta entre gordos e magros é não olhar para o problema como deve ser.

      Eliminar
  2. O problema ê a que as pessoas nuncá estão bem con o qie têm e querem ser outra coisa. Ou quantas modelos se acham gordas, apesar de serem supermagras? E quantos gordonhis não fazem dieta?,
    E estes pais que enchem os putos de doces,chocolates, refrigerantes e comida procesada pq dá menos trabalho?
    Jácagora não façam publicidade a um Jaguar (carto) pq ei sinto-me mal pq nào tenho um. E até podia ter mas da miuitp trabalho e por isso fico triste....Rrally?

    ResponderEliminar
  3. O problema ê a que as pessoas nuncá estão bem con o qie têm e querem ser outra coisa. Ou quantas modelos se acham gordas, apesar de serem supermagras? E quantos gordonhis não fazem dieta?,
    E estes pais que enchem os putos de doces,chocolates, refrigerantes e comida procesada pq dá menos trabalho?
    Jácagora não façam publicidade a um Jaguar (carto) pq ei sinto-me mal pq nào tenho um. E até podia ter mas da miuitp trabalho e por isso fico triste....Rrally?

    ResponderEliminar