2.6.16

mulheres que (não) são agredidas pelos maridos

Há muito que aprendi a colocar as minhas mãos no fogo apenas por um grupo muito restrito de pessoas mas isto não me impede de ter as minhas opiniões sobre determinados assuntos. Como é o caso da polémica que envolve Johnny Depp e Amber Heard. Posso estar errado mas não acredito que o actor tenha batido na jovem actriz. Custa-me acreditar nisso.

E ainda custa mais quando os seguranças do casal dizem que quando Amber começou a gritar que estava a ser agredida estava no sofá enquanto o marido estava na cozinha. E que o resto da discussão aconteceu com cerca de seis metros de distância entre ambos. Por isso, não acredito na agressão de que Amber se queixa. E menos acredito quando fico a conhecer as exigências da actriz para a sua pensão de alimentos. A saber:

- 9 mil euros para a renda da casa;
- 2 mil euros para cuidados de saúde;
- 1800 euros para compras;
- 1800 euros para jantar fora;
- 1800 euros para comprar roupa;
- 9 mil euros para férias e entretenimento;
- 9 mil euros para custos diversos (animal de estimação e agente).

Se até podia ter dúvidas, elas acabam todas com esta lista. Jantar fora? Comprar roupa? Férias? E só tenho pena porque este caso está a ser muito falado mundialmente. E tenho pena porque se for verdade que tudo não passa de uma encenação de Amber Heard, este caso servirá apenas para que as mulheres sejam “olhadas” com gozo em temas tão sensíveis como a violência doméstica. Até porque vivemos numa era em que o todo é igual à parte mais visível.

E caso seja verdade que é tudo mentira, espero que algo aconteça à actriz. Para que este assunto seja tratado com a verdade que merece e para que todas as pessoas que mentem sejam castigadas de modo a que acabem as farsas e também para que as pessoas que realmente são vítimas não tenham receio de dar voz a um drama que afecta muitas mais pessoas do que deveria.

14 comentários:

  1. ahahah,hilariante e ridiculo, ela quer é dinheiro fácil...sinceramente, férias????jantar fora????roupa???? diversos????? ai a sério, gente sem noção.Que irritação!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia que tenho é a de que ela se está a aproveitar de tudo isto.

      Eliminar
  2. Sinceramente acho que ninguém pode comentar sem haver um julgamento (que não vai haver, para variar nestas questões de Hollywood). Os seguranças podem estar a mentir, o estilo de vida das pessoas com esse tipo de dinheiro é diferente e sinceramente se não tinham acordo pré-nupcial ela pode fazer as exigências que quiser (cabe a um juiz decidir se é justo ou não). Tais exigências não invalidam o facto de ter ela ter sido agredida e não é justo dizer "ah mas uma mulher que levou porrada não age assim". As pessoas são diferentes e tomam ações diferentes.
    O maior problema é isto não ser levado à justiça. Tal como Woody Allen não foi julgado, tal como Polanski não foi (aliás foi, mas fugiu e a Europa fecha os olhos ao facto de ele não continuar sem cumprir a pena que devia), tal como Cosby não foi. Bem sei que são casos diferentes, estes envolvem violações. Mas também todos envolvem homens muitooo influentes em Hollywood que cometeram crimes contra mulheres e que continuam a viver a vida na boa, sem terem cumprido as suas penas ou sem serem sequer julgados. Isso é que me preocupa, a opinião das pessoas das caixas de comentários nem por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As eventuais mentiras são especulação. Como dizes e bem as pessoas são diferentes. E olho para Amber como uma mulher que quer aproveitar esta situação. Não olho como alguém que descobre que o marido é horroroso e que quer seguir com a sua vida. Até porque não estamos a falar de alguém sem dinheiro que abdicou de tudo por causa do marido. Estamos a falar de uma jovem com muito dinheiro que pode seguir com a sua vida, que pode querer ver o marido em tribunal mas que não precisa de determinadas coisas. Esta é a minha leitura.

      Falas de casos muito mais importantes. Ainda recentemente o actor que fez de Harry Potter deu conta de um esquema de pedofilia existente em Hollywood e que é muito protegido.

      Em relação ao Cosby creio ter lido que será julgado. Vamos ver. E tens muita razão quando falas na ausência de julgamentos.

      Eliminar
    2. Eu não olho para a Amber de maneira nenhuma, não a conheço e não faço ideia do que aconteceu. Olho para o caso como uma acusação que ainda não foi provada. Não há culpados ainda, não há lados para escolher. Claro que os tabloids foram buscar tudo e mais alguma coisa sobre o caso, tal como foram buscar a maneira como Johnny Depp tratou as suas antigas companheiras (spoiler: bastante mal). Só sei é que quando há acusações assim, as mulheres são sempre umas mentirosas do caraças, mas depois nas estatísticas vem-se a saber que afinal não há assim tantas mentiras.
      Falo de casos igualmente importantes, uma agressão a uma mulher é sempre uma agressão, quer envolva sexualidade ou não.
      Quem falou da pedofilia em Hollywood foi Elijah Wood (Senhor dos Anéis) e nem é disso que falo, mas acredito que exista bastante. E acredito que as vítimas nem se dêem ao trabalho de ir à polícia, porque homens em Hollywood não vão para a cadeia ponto.

      Eliminar
    3. Não sou fã de nenhuma das sagas e troquei os filmes. Peço desculpa. Não duvido das palavras dele tal como não duvido que existem pessoas que estão dispostas a tudo para entrar em Hollywood.

      Em relação às ex-mulheres dele, o que li foi dito pelas próprias e ambas dizem que não acreditam que ele possa ter agredido a mulher. Vamos ver no que isto dá. Se ele for culpado, espero que lhe aconteça algo. Se ela for mentirosa espero também que lhe aconteça algo.

      Não sou é capaz de acreditar nela. Mas isso é uma coisa minha. Porque ela não me inspira essa confiança. Até porque existem episódios passados em que ele deu a cara por ela e que ela assumiu a culpa de determinadas coisas. E isso leva-me a criar uma imagem dela. Mas volto a dizer, se for culpado que lhe aconteça algo.

      Eliminar
  3. Pois eu penso o contrário. Aqui está um pdf do que se passou em tribunal, que inclui relatos de testemunhas e uma ordem de restrição: https://assets.documentcloud.org/documents/2848290/HeardTRO3.pdf.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver com atenção e vamos ver no que dá. Muito sinceramente, custa-me acreditar nela.

      Eliminar
  4. A mim, pessoalmente, custa-me não acreditar numa mulher que alega ter sido agredida, porque já sei que haverá tanta gente a tentar desacreditar as suas palavras. É como nos casos de abuso sexual - os casos falsos são tão poucos (https://www.washingtonpost.com/blogs/wonkblog/files/2013/01/rape_infographic.jpg) que eu escolho acreditar invariavelmente na vítima.

    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não posso acreditar em alguém apenas com base no "a maioria não vai acreditar". Neste caso, e no lugar dela, queria seguir com a minha vida. Queria que fosse castigado mas não andava a pedir dinheiro para compras e jantar fora.

      Eliminar
  5. Infelizmente isso tambem acontece muito por cá.
    Usa-se os processos de violência doméstica para outros fins, inventando injúrias e agressões.
    Pena é, que isso faz com as autoridades percam tempo e recursos que deviam estar centrados na violência efectivamente real.

    ResponderEliminar
  6. O meu tio divorciou-se. A mulher dele vive de um rendimento por invalidez - preguicite aguda não devia ser considerada doença - do seu pais de origem (holanda) que ascende os 1000€ mensais.
    Eles têm um filho em comum.
    Um dia ele vai lá a casa levar ou buscar o puto e ela MANDA-SE contra uma porta e acusa-o de agressão (com direito a ficha de urgencia no hospital e queixa apresentada na psp).
    O meu tio é presente a juiz e condenado a pena suspensa com aviso de que a proxima seria prisão efectiva.
    Esta sujeita passa o tempo todo a exigir mais e mais dinheiro para a pensão de alimentos e medicamentos para o miudo. Se ele não lhe dá (está estipulado um valor pelo tribunal que o meu tio cumpre à risca todos os meses), ela ameaça-o que encena outra agressão.

    Onde é que está a violencia domestica neste caso?

    Em relação à Amber.... é só mais uma à caça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitos casos assim mas a sociedade ainda continua a olhar para essas pessoas como vítimas quando não o são.

      Eliminar