1.6.16

fumar é buéda fixe

Faço parte de uma geração de adolescentes que olhavam para os cigarros como algo “buéda fixe”. Ter um cigarro na boca não só era cool como era algo que separava as crianças dos adultos. Pelo menos era nisto que muitos jovens acreditavam. Felizmente nunca fiz parte desse grupo. Nunca olhei para os cigarros como algo para lá de espectacular. Era apenas um cigarro. Não mais do que isso. Tal como nunca achei que alguém era mais cool porque tinha um cigarro na boca.

Nada tenho contra fumadores. Tenho muitos amigos que fumam. Mas nenhum deles me pede dinheiro para comprar tabaco pois recuso emprestar dinheiro para essa finalidade. Enquanto não fumador existem alguns comportamentos dos fumadores que me incomodam. Como por exemplo, gostam de fumar mas preferem que o fumo dos seus cigarros incomode quem não fuma. E para que isso aconteça esticam o braço o mais que podem. Também gostam de fumar mas que ninguém ouse deixar uma beata nos seus carros. Felizmente nem todos os fumadores são assim. Mas existem muitos que são.

Nada tendo contra fumadores fico sempre feliz quando um amigo me diz que deixou de fumar. É algo que me dá satisfação. Apenas porque todas as pessoas sabem o que pode acontecer a quem fuma. Ontem assinalou-se o Dia sem Tabaco e a União Europeia, numa iniciativa que aplaudo, criou um movimento que tem por objectivo levar a que os jovens deixem de fumar. As pessoas foram convidadas a partilhar uma imagem que represente o melhor momento sem fumo, à qual se acrescenta a hashtag BecomeUnstoppable. Este é o meu contributo e todas as pessoas que praticam desporto sabem que treinam muito melhor sem fumar. Aliás, quando fui operado à ruptura do tendão de Aquiles disseram logo para ter cuidado com o tabaco (antes de explicar que não fumava).

#BecomeUnstoppable

8 comentários:

  1. Nice. Eu no fumo mas sou daquelas pessoas que gosta de fumar. Sr nao fizesse mal ai podes crer que fumava mesmo feita uma chaminé lol

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O tabaco é uma coisa que me repugna, chego a ficar mal disposta só de sentir o cheiro ao passar por alguém a fumar. Na escola (ciclo), afastava-me de quem fumava, e tinha mesmo uma má impressão dessas pessoas, mais tarde na secundária isso mudou, porque muitos dos meus amigos eram fumadores mas respeitavam (e respeitam) quem não o é, mas perante outras pessoas que não se importam nada de mandar fumo para cima de não fumadores as coisas complicam-se um bocado

    ResponderEliminar
  3. Não fumo, nunca fumei e nunca vou fumar.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  4. O meu pai deixou de fumar há 12 anos atras. Eu não suporto o fumo dos outros a vir para cima de mim! O cheiro a tabaco em si não me incomoda, mas o fumo sim.

    ResponderEliminar