27.6.16

desabafo de um português nojento

Exmos. senhores do jornal 20 Minutes,

Por cá, em Portugal, costuma dizer-se que “quem não sente não é filho de boa gente”. Por isso, e como senti, decidi dedicar-vos um pequeno texto. Uma espécie de carta aberta. “Este Portugal é nojento, mas está nos quartos-de-final”, escrevem os senhores num artigo sobre a principal equipa de futebol do meu País. Isto porque a nossa selecção só rematou à baliza croata aos 117 minutos.

Para começar, e enquanto um fervoroso adepto de futebol, sou o primeiro a admitir que o futebol praticado por Portugal está longe de ser brilhante. Mas assumo também que estou farto de futebol bonito sem troféus. Se for para jogar assim mas para ganhar fico mais do que satisfeito. Se preferia ganhar 20-0 com um hat-trick do Rui Patrício (o nosso guarda-redes)? Claro que sim! Mas contento-me com vitórias magras e com direito a apenas uma jogada perigosa.

Mas considerar que a minha selecção é “nojenta” é capaz de ser um bocado exagerado. Até porque a vossa brilhante equipa também deixa um pouco a desejar. Se nós somos nojentos vocês devem trocar de cuecas diversas vezes ao longo dos jogos com golos tardios e até com vitórias magras bastante suadas. Mas o futebol é isso mesmo e não são nojentos por isso.

Recordo também que os nossos nojentos estão nesta competição por mérito próprio. Vocês também, até porque são os anfitriões. Mas como a memória não deve ser curta, talvez se falar de Henry e de uma mão marota vocês recordem a forma como se apuraram para uma importante competição. Ou podemos ainda falar de escândalos mundiais de corrupção (no mundo do futebol) onde não consta o nome de nenhum português.

Calma! Eu sei que também temos escândalos de corrupção. Mas passando a fronteira para Espanha já ninguém se recorda de nós e do que se passa aqui no nosso pequeno rectângulo. Isto tudo para dizer que vocês não são nojentos porque ganham perto do apito final ou por outro motivo qualquer. Isto é apenas futebol. Não mais do que isso. Deixem isso do nojento para as conversas de café e para quem diz tudo o que pensa. A vocês, enquanto jornalistas, peço um pouco mais. Digam que não jogamos nada. Escrevam que não rematamos. Façam o que quiserem. Mas esqueçam lá isso do nojento.

Desabafo de um português nada nojento.

PS – Boa sorte para o resto do Euro'2016.

2 comentários:

  1. SUBSCREVO!!!!!!!!
    Também eu li a noticia do 20 minute, fiquei de cabelos em pé!!!
    Jornalista que descreve, a selecção como tendo passado para os quartos "en étant bien dégueu" hein?! Como?!
    "Cette équipe portugaise n'est pas belle mais elle est en quarts" Desculpem?!
    Será que não há aqui trecho de racismo??? Ou então de inveja?! Não, peço desculpa, deve ser medo!
    Medo que a nossa selecção enveredando por um jogo menos espectacular poderá vir a ganhar o Euro´2016, o que chatice!!
    Mas como diz acima, "esqueçam la isso do nojento", o importante é termos vontade de ganhar de uma vez por todos o raio da taça!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não percebo os problemas com Portugal. Não percebo mesmo.

      Eliminar