27.6.16

algo tipicamente português

Os portugueses têm características muito suas. Uma delas passa pela necessidade de denegrir alguém de modo a elogiar outras pessoas. E o exemplo mais recente disso tem dois protagonistas que deveriam ser admirados por todo o mundo. Refiro-me ao “nosso” Cristiano Ronaldo e a Lionel Messi. Parece que para elogiar um é necessário denegrir o outro.

A Argentina de Lionel Messi perdeu a final da Copa América (para quem não está familiarizado com a competição é uma espécie de “europeu”). E o jogador argentino falhou uma grande penalidade, tendo o jogo sido decidido nestes lances. E logo apareceram os "defensores" de Cristiano Ronaldo. Que denegriram o jogador argentino para elevar Cristiano Ronaldo. Até parece que o jogador português passou a ser melhor apenas porque Messi falhou uma grande penalidade.

Esta característica é muito nossa, dos portugueses. Parece que só conseguimos ser melhores quando alguém é pior. É assim neste exemplo. É assim no trabalho. É assim no grupo de amigos. E até no prédio onde vivemos. Somos melhores porque alguém fez merda. E, muito sinceramente, isto é algo que me custa compreender. Mas alguém é bom apenas porque alguém fez merda? Porque alguém errou? Isto não será desvalorizar o mérito de alguém que se tenta elevar?

Messi é um talento raro que tem muito de natural. Cristiano Ronaldo é um talento raro que tem muito de trabalho. Atrevo-me a dizer que o jogador português tem mais vontade de ser o melhor do mundo do que os portugueses todos juntos de se destacarem nas suas profissões. Mas Messi não é melhor porque Cristiano Ronaldo erra. Tal como o português não é melhor porque o argentino perdeu a final de uma competição. São dois exemplos para que todas as pessoas tentem ser os melhores que podem ser nas suas profissões.

Por pensar assim é que ainda me espanta que tantas pessoas sintam a necessidade de denegrir alguém de modo a que se sintam melhor em relação a alguém ou algo. Parece que ser bom obriga a que alguém seja uma merda. E mal dos coitados que pensam assim. Ser melhor significa ter de trabalhar ainda mais do que aquele “gajo” que é muito bom no que faz. A competição é esta. Não é ficar à espera que alguém meta a pata na poça para dizer “eu sou melhor porque não meti”. Mesmo que não se faça mais nada na vida que não seja evitar as poças onde os outros, que tentam ser bons em algo, metem os pés.

2 comentários: