20.6.16

a genial besta que é o cristiano ronaldo

Nunca olhei para Cristiano Ronaldo como um salvador. Nem das equipas que representa nem da Selecção Nacional. Não nego que Cristiano Ronaldo tem sido o melhor jogador das equipas que representa. Tal como tem sido, ao longo dos últimos anos, o melhor jogador daquela que é considerada a equipa de todos nós. Mas isto não faz dele um salvador. Pelo simples facto de que o futebol é um desporto de equipa. São onze jogadores e o salvador está no perfeito entendimento dos onze. Cristiano Ronaldo, ou qualquer outro, pode ser (e é) muito bom jogador mas isso de pouco vale sem os outros dez. Por isso é que não vejo salvadores no futebol.

Verdade seja dita que Portugal está a ter um mau arranque no Euro'2016. Podemos dizer que temos azar, que rematamos dezenas de vezes, que os guarda-redes isto e aquilo e até que os outros não saem da defesa. Mas nada disto invalida que Portugal esteja a jogar muito pouco. E digo muito pouco porque ouvi jogadores e o próprio seleccionador nacional dizer que somos favoritos. Se o somos nas palavras, temos de o ser no campo. E aí estamos (para já) longe da qualidade necessária para conquistar uma competição destas.

Cristiano Ronaldo tem sido muito criticado devido às suas exibições. Pessoalmente considero que o jogador está longe de ser o atleta do Real Madrid. E podem existir diversas explicações para isto que vão dos colegas ao estilo de jogo. Gostava de ver Cristiano Ronaldo na Selecção como jogou em tempos contra a Suécia num jogo memorável. Mas infelizmente isso não tem acontecido. Pelo menos aos meus olhos.

Considerar que Cristiano Ronaldo está a jogar mal não me dá autoridade para o criticar/julgar enquanto pessoa. Porque são coisas distintas. Mas não me impede de criticar que falhe uma grande penalidade quando muito se precisa que a bola entre. Podem falar do azar e da sorte de um lance daqueles mas a realidade é que os jogadores treinam aqueles lances e Cristiano Ronaldo é um especialista nos mesmos. Falhou e pode ser criticado por isso. Tal como Éder é constantemente criticado (com algumas ofensas à mistura) sem que ninguém fique indignado com isso.

Mas, uma coisa é criticar Cristiano Ronaldo pelo lance falhado e pelas fracas exibições. Outra coisa é culpar o jogador de todo o mal da equipa. E isso não é justo. Cristiano tem a sua culpa. Fernando Santos tem a sua culpa. E todos os que têm jogado abaixo da sua qualidade têm a sua culpa. As críticas a Cristiano Ronaldo têm motivado revolta em algumas pessoas. Era bom que essas mesmas pessoas também se indignassem quando o Éder é ofendido e, especialmente, quando o mérito de uma Selecção é também atribuído apenas a uma pessoa.

O futebol é um desporto de equipa. Ganham todos. Perdem todos. Empatam todos. Aprendi isto mal comecei a jogar. E quando isto é cumprido à regra deixamos de idolatrar apenas uma pessoa no momento da glória, deixamos de crucificar apenas uma pessoa quando as coisas correm mal e passamos a olhar para o grupo e não para a parte. E quando assim é torna-se muito mais fácil perceber que os problemas de Portugal vão muito além da grande penalidade falhada por Cristiano Ronaldo.

3 comentários:

  1. Aquele penalti falhado (entre outros falhanços no último jogo) poderá ser uma reviravolta nacional... Pode ser que, assim, toda a gente deixe de pôr o menino de ouro num pedestal. Uma equipa não é feita por um jogador. Nem que ele seja o Cristiano Ronaldo. O gajo falhou, paciência. O guarda-redes Ricardo teve mais pontaria há 12 anos atrás, que o "melhor jogador do mundo". Para mim ele não é o melhor do mundo e muito menos a salvação de Portugal. O Ronaldo falhou... e agora já podemos deixar de ver nele o D. Sebastião e olharmos para equipa inteira (incluindo aqueles que estão no banco de suplentes indevidamente)?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei preso na contagem para o Euro 2004. Como o tempo voa....

      Eliminar
    2. Vai fazer 12 anos sexta feira que foi o grande jogo dos penaltis... 12 anos. Eu tinha 11 e foi por causa da "febre" desse euro que eu comecei a ver futebol...
      O tempo passa mesmo rápido

      Eliminar