12.5.16

um caso de racismo que nunca o foi

Só ontem é que acabei de ver a série O Caso de O.J. - American Crime Story, de apenas dez episódios e transmitida na FOX, que dá a conhecer como é que decorreu o processo em que o ex-jogador de futebol americano foi acusado de matar a ex-mulher e outro homem que estava com ela. O caso remonta a 1994 e na altura fez parar os Estados Unidos da América (por exemplo, a leitura da sentença foi vista em directo por muitos alunos em diversas escolas).

Vi a série (recomendo a todas as pessoas) sem ignorar que estou em 2016 e que já sei que OJ foi culpado porque confessou o crime anos mais tarde. Mesmo assim e recuando no tempo não teria dúvidas em acreditar que aquele homem só podia ser o culpado. Desde as provas relacionadas com sangue até à reacção no momento em que é informado que a ex-mulher morreu sem que tivesse questionado o que lhe tinha acontecido. Era tudo muito evidente para mim.

Mas os tempos eram outros. Por exemplo ainda mal se falava em DNA. Por outro lado, talvez tenha sido o primeiro julgamento, daquela dimensão, em que o arguido era uma estrela nacional (os polícias quase que tinham receio de o abordar) e um símbolo da comunidade negra. E não sendo um caso de racismo acabou por ser transformado num caso em torno da “n word (nigger)”. E aqui a acusação tem alguma culpa por ter colocado como testemunha um polícia racista. Algo que acabou por ser um grande trunfo, talvez o maior, da defesa.

Tentando recuar no tempo continuo surpreendido pela facilidade com que o júri, que passou meses fechado num hotel, decidiu que era inocente. Mas também é verdade que existem coisas que não mudaram desde 1994. Acredito que os julgamentos continuem a ser pautados pela confusão, pelas ideias distorcidas que levam a que as pessoas se afastem do essencial e, acima de tudo, fiquem com dúvidas. É um jogo de manobras astutas que conseguem transformar algo secundário em algo de relevo e que conseguem desacreditar factos que aparentemente não levantam dúvidas.

Resumindo, aquele caso foi transformado num ataque à comunidade negra com a defesa a passar a imagem de que um detective racista representava toda a polícia de Los Angeles. E no meio desta confusão passou despercebido um assassino que esfaqueou duas pessoas até à morte. Um dos momentos mais marcantes da série acontece no último episódio em que Chris Darden (do ministério público) fala com Johnnie Cochran (um dos advogados de defesa). 

São ambos negros e o último enaltece a luta do primeiro e revela-se disposto, quando a poeira assentar, a fazer com que volte a ficar bem visto na comunidade negra. E Chris explica-lhe que não mudou nada na comunidade. Diz-lhe que os negros vão continuar a ser presos, espancados e mortos pela Polícia. Que a única coisa que mudou foi para os ricos de Beverly Hills. E este diálogo resume muito bem aquilo que se passou durante meses naquela sala de tribunal com um caso de racismo que nunca o foi.

2 comentários:

  1. O OJ nunca confessou o seu crime. Vários amigos disseram que ele lhes disse a eles que ele cometeu os homicídios, mas ele nunca confessou. Ele foi preso por outros motivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não estou em erro, dez anos depois das mortes, OJ confessou o crime em entrevista que se encontra no youtube. Mas é um facto que está detido (33 anos e pode sair em liberdade condicional para o ano) por assalto à mão armada em Las Vegas se não estou em erro.

      Eliminar