31.5.16

somos uma cambada de gordos

Ao longo dos últimos tempo a gordura tem sido debatida somente na perspectiva estética. Transformou-se o excesso de peso num tema exclusivo da beleza. Ou seja, ser gordo é bonito ou feio? É só isto que se discute. Aquilo que importa discutir é a saúde. Mas isso não interessa a ninguém. Transforma-se qualquer debate sobre o excesso de peso num ataque a quem tem excesso de peso.

Pela primeira vez realizou-se um inquérito nacional de saúde com exame físico. Esta iniciativa decorreu no ano passado e os números são assustadores pois cerca de dois terços das pessoas pesadas e medidas têm excesso de peso. E 28,7% das pessoas são mesmo obesas. Estes números correspondem ao dobro dos números de 2004 e também de 2008.

Existem diversas leituras. Uma delas tem a ver com a crise e com o baixo preço de alimentos com muitas calorias. Outra leitura é a de que os números antigos não eram “reais” no sentido pela amostra e por não existir o exame físico. Isto porque as pessoas acham sempre que são mais magras e mais altas e acabam por reportar dados que não são reais. A verdade é que estes números são preocupantes. E não se trata de nenhuma situação estética. O que está em causa é a saúde. Por exemplo, no caso dos homens é bastante perigosa a gordura existente no perímetro abdominal.

Existem dados que dão que pensar porque muitas pessoas (sobretudo com menor conhecimento) desconhecem o tipo de alimentação que devem fazer e que devem consumir fruta e vegetais com frequência. E isto é algo que não tem de ser ensinado apenas aos mais novos mas também a muitos adultos que acham que sabem tudo.

É também necessário analisar o sedentarismo. E é igualmente importante que cada pessoa tenha noção daquilo que faz errado e que facilmente pode corrigir para ter uma melhor qualidade de vida. Enquanto se continuar a discutir o poder da imagem e o suposto culto do corpo xpto irá continuar-se a ignorar que o que está em causa não é algo estético. Esta questão tem a ver com saúde. É isso que está em causa.

2 comentários:

  1. Eu só sei que quando era miudo (70's / 80's) os "ricos eram gordos e os pobres eram magros"... actualmente parece que é exactamente o contrário. Agora um pouco mais a sério, a crise economica não é motivo - mas é desculpa - para se ter uma alimentação incorrecta. Pode-se comer menos proteinas pois são mais caras mas o problema é o excesso de calorias e a falta de interesse ou a incapacidade - por uma série de motivos desde o desleixo a desiquilibrios de vária ordem - em ter uma alimentação equilibrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem muitos problemas em torno desta questão. Muitas andam pela falta de educação alimentar.

      Eliminar