11.5.16

renato sanches não vale um euro. quanto mais 35, 60 ou 80 milhões!!!

Não existe outra maneira de começar este texto. A inveja é mesmo uma coisa fodida. E em Portugal a inveja é uma coisa que fode milhões de pessoas que já nem sabem o que fazer de tanto coçar os cotovelos. Uma verdade inquestionável é que vivemos num País de invejosos. E essa inveja está dentro da família, porque alguém conseguiu algo mais do que nós. Está também no vizinho do lado, que só pode vender droga para ter o carro que tem. E também na colega do trabalho que certamente aceitou ter relações sexuais com diversos superiores para assim ser promovida. Estes três exemplos espelham bem a sociedade que temos.

E Renato Sanches é mais um exemplo da inveja, veneno e ódio que pauta a vida de tantas pessoas que, bem vistas as coisas, nada têm a ver com a do jovem jogador. Recordo-me do momento em que Renato Sanches, um puto de apenas 18 anos, apareceu no Benfica, conquistando o seu espaço e mudando (para melhor) o futebol do Benfica. Nessa altura deu-se início a uma tentativa de “destruição” do atleta. Perdi conta ao número de pessoas, com maior ou menor relevo mediático, que quiseram fazer passar a imagem de que Renato Sanches teria, mais ou menos, 75 anos em vez dos 18.

Com o crescimento de rendimento do jogador, e devido à sua tenra idade, começaram a surgir notícias do interesse de diversos clubes no jogador português. Mais inveja. Mais ódio. Mais veneno. Mais uma vez perdi conta ao número de pessoas que se davam ao trabalho de partilhar notícias com os clubes interessados no jogador de modo a gozar com a situação. E quem acompanha o futebol sabe perfeitamente que assim que um jogador dá nas vistas surgem notícias de clubes interessados. Por exemplo, há quantos anos é que Rui Patrício está para sair do Sporting para um grande clube europeu, de acordo com as notícias publicadas? E durante quantos anos Jackson Martínez, ex-jogador do Porto, teve clubes supostamente interessados em si até ser transferido? E com Renato Sanches foi o mesmo. É normal. Algumas notícias são reais. Outras são manobras dos clubes e/ou dos empresários que procuram um bom negócio ou um melhor contrato. É assim que funciona e é igual para todos.

Até que ontem surge a confirmação de que Renato Sanches foi vendido ao Bayern de Munique por 35 milhões de euros. A este valor juntam-se mais 25 milhões, cinco milhões por cada ano de contrato com o clube alemão. Ou seja, Renato Sanches foi vendido (no total) por 60 milhões de euros. Existem ainda mais 20 milhões que estão dependentes de objectivos. Ignorando estes 20 milhões, a transferência de Renato Sanches faz entrar nos cofres do Benfica 60 milhões de euros. E este valor faz de Renato Sanches o jogador (da sua idade) mais caro do mundo (o valor recorde era de Luke Shaw que foi transferido para o Manchester United, também com 18 anos, a troco de 37,5 milhões de euros). Clubismos à parte, trata-se de um feito para o futebol nacional. E um grande salto para um atleta com idade de júnior que no início desta época andava a jogar na equipa b do Benfica.

Mais uma vez, ontem voltou a imperar a inveja. Renato Sanches não vale aquele valor. O negócio é uma merda. Bla, bla, bla, Whiskas saquetas. Qualquer negócio no futebol nacional que movimente 30 milhões já será um bom negócio. O que dizer do dobro? Quer seja com o Renato Sanches, com João Mário, com André André ou com outro jogador qualquer. Neste tipo de coisas gosto de ter algum distanciamento e por isso dei-me ao trabalho de perceber a forma como a imprensa internacional deu esta notícia. E todos os jornais são unânimes em destacar o valor e o talento do jogador bem como a jogada de antecipação dos alemães que deixou alguns adeptos ingleses, do Manchester United, revoltados pois tudo indicava que o destino de Renato seria os diabos vermelhos.

Por cá é só inveja. E poucas pessoas conseguem ter a lucidez necessária para analisar o feito de um jovem que vem de um bairro problemático e que dá vida ao sonho de tantos jovens que sonham com algo semelhante para as suas vidas. Jovens que se agarravam ao exemplo de Cristiano Ronaldo e que agora têm mais um caso real de sucesso para se inspirarem. E tudo isto é realçado no estrangeiro enquanto por cá destila-se ódio e inveja num estado de estupidez pura. Se Renato vale 35, 60 ou 80 milhões? Para o Bayern Munique vale. E isso é que importa. E é isso que faz com que o futebol português seja notícia em todo o mundo. E tenho a certeza de que muitas pessoas nem um cêntimo valem, tal é o ódio e inveja com que regem as suas vidas não apenas neste caso mas em tudo e contra todos.

6 comentários:

  1. Até dão-se ao trabalho de ir ao facebook do Bayern criticar. Atitude feio!

    Fico muito contente pelo Renato. Esperemos que tenha sorte no novo clube.

    ResponderEliminar
  2. Pessoas pequeninas, pobres de espírito, ricas de nada ser.
    Esse jovem, independentemente do valor por que foi vendido, tem outro valor muitíssimo mais importante: ser o estímulo, o exemplo, a esperança que pode fazer a diferença na vida de muitos jovens, amigos e colegas que nunca tiveram uma vida fácil. A pequenez está no genes de muitos, daí a inveja, daí a absoluta incapacidade em aceitar o sucesso do Outro, sendo que isto é transversal a todas as situações em que a sorte bafeja alguns. O trabalho, o esforço, a entrega, tudo isso é irrelevante.
    É triste, mas é assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria ser muito fácil perceber aquilo que começas por dizer.

      Eliminar
  3. Quando li a notícia, e eu que mal conheço o rapaz, mas vi uma reportagem sobre ele e do lugar onde viveu, acredita, fiquei muito feliz.
    Acho que o Benfica devia apoiar o clube , a equipa, as pessoas do Águias da Musgueira que "formaram" este miúdo.
    Sinceramente, e infelizmente, as mentes deste país nunca irão longe quando existe ódio, vingança e inveja.
    Não pensam que uma figura nossa, lá fora, só traz prestígio ao país.
    Que Renato cale muitas bocas, é o que eu desejo.
    Beijinho

    ResponderEliminar