17.5.16

a ele o que é dele

No início da época muitas pessoas questionaram a aptidão de Rui Vitória para treinar o Benfica. É verdade que é muito mais fácil apostar quando o jogo já acabou mas nunca coloquei em causa as qualidades do treinador. Em diversas conversas disse aos meus amigos que só podia comparar a primeira época de Rui Vitória no Benfica com a primeira época de Jorge Jesus (quando me pediam uma comparação) e não com o trajecto todo do actual treinador do Sporting. E Jorge Jesus chegou ao Benfica com uma Taça Intertoto enquanto Rui Vitória chegou com uma Taça de Portugal, conquistada ao Benfica de Jorge Jesus. Por isso colocava os treinadores num patamar semelhante.

E sempre disse que Jorge Jesus chegou ao Benfica no tempo das “vacas gordas”, ou seja, com orçamentos abastados enquanto Rui Vitória lidou com um orçamento de contenção. Não pretendo comparar ambos. Pretendo sim valorizar Rui Vitória que trabalhou com o que tinha. Não pediu mundos e fundos, chegando mesmo a dizer que não queria contratar jogadores para determinadas posições porque entendia ser positivo apostar em quem já tinha.

Além disto, e segundo sei, Rui Vitória conquistou o balneário com a sua maneira de ser e com a sua liderança. E nos dias que correm é isto que diferencia um treinador vencedor dos outros. A maioria dos clubes têm tudo aquilo que é necessário para treinar. Depois distingue-se a leitura do jogo e especialmente a forma como se gere um balneário com cerca de trinta pessoas, de nacionalidades diferentes, tendo de manter todos, tanto os que jogam mais como os que jogam menos, animados, unidos e a remar para o mesmo lado. E isto é algo que não se trabalha. É algo que nasce com a pessoa. E é algo que Rui Vitória tem.

É com orgulho que digo não ter feito parte das pessoas que questionaram em demasia Rui Vitória. E é por isso, e por tudo aquilo por que tem passado, que considero que se existe pessoa que merece a conquista do título é Rui Vitória. Entendo também que no final da época seria muito fácil descer ao nível de outras pessoas e atirar bocas semelhantes aquelas que recebeu durante meses. Revelou classe ao não fazer nada disso. Um dos grandes vencedores desta longa época é Rui Vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário