19.4.16

quando uma piada é um tiro nos pés

Luís Figo não morre de amores pelos jornalistas da Catalunha, onde o clube que se destaca é o Barcelona. Para quem não acompanha o futebol, quando o ex-jogador era capitão do Barcelona decidiu mudar-se para o grande rival, o Real Madrid. Corria o ano 2000 quando a polémica transferência aconteceu, algo que nunca foi perdoado ao agora ex-jogador que chegou a ser brindado com uma cabeça de leitão, que foi arremessada para o campo, quando regressou a Nou Camp, o campo do Barcelona.

E se os adeptos nunca o perdoaram, tendo sido apelidado de “pesetero”, a imprensa também não. Explico também que a imprensa catalã tem por hábito defender o Barcelona tal como a de Madrid defende o Real. E tudo isto misturado fez com que Luís Figo optasse por não falar com os jornalistas da Catalunha. E esta decisão não pode ser criticada por ninguém. Não quer, não fala. É um direito que lhe assiste. Tal como qualquer jornalista tem o direito de fazer qualquer pergunta, mesmo que fique sem resposta.

Numa conferência de imprensa relativa aos prémios Laureus Luís Figo foi abordado por uma jornalista da Catalunha. E decidiu abrir uma excepção na censura adoptada por si ao longo dos tempos. “Não costumo falar com a imprensa catalã, mas vou responder-te porque és gira”, disse a Núria Casas. Não sei se o objectivo foi fazer uma piada, até porque não esboçou nenhum sorriso. Não sei se tentou ser engraçado. Ou se tentou revelar o seu lado solidário para com os jornalistas da Catalunha. Ou se realmente não resiste a uma mulher bonita.

O que sei é que foi um tiro nos pés. Luís Figo está a ser acusado de machista e sexista. Não pretendo entrar em discussões em relação a machismo e sexismo porque esta situação é completamente absurda em tudo. Se existe algo pessoal em relação ao jornalista, não se responde. Se existe algo em relação ao órgão que representa, também não responde. Se existe algo em relação a uma comunidade também não se fala. Se quer falar, responde e poupa a pessoa, que está ali a fazer o seu trabalho, a um comentário de mau gosto. Era o mesmo que Núria ter dito, como resposta, “por norma também não faço perguntas a homens feios mas obrigaram-me a colocar-te esta questão”.

2 comentários:

  1. Eu acho que não foi um tiro nos pés assim tão grande... Vai do "poder de encaixe" de cada um!
    Polemicas por todo o lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma atitude feia, sobretudo para a jornalista. E é isso que importa e não a piada que terceiros podem achar.

      Eliminar