14.4.16

o outro lado da moeda (ou do mma)

Infelizmente muitas pessoas estão a conhecer o MMA agora e pelos piores motivos. Muitas pessoas olham para uma trágica morte apenas pela violência do combate. E olham para aquele combate de forma isolada quando na realidade é apenas mais um, igual a tantos outros. Neste link pode ser visto um vídeo de um outro combate, protagonizado por Conor Mcgregor, que durou apenas treze segundos. Neste combate é possível perceber que qualquer lutador esmurra (ou tenta) o adversário sempre que este vai ao chão. Percebe-se também qual o motivo que leva um árbitro a terminar um combate: o momento em que o lutador deixa de lutar. Em que deixa de se defender. É nesse momento que tudo acaba e foi nesse momento que terminou o combate do lutador português.

Não estou a tentar proteger a modalidade. Nem preciso de o fazer. Aliás, nenhuma modalidade precisa de ser defendida por uma pessoa. Gostava apenas que as pessoas se dessem ao trabalho de perceber a modalidade antes de criticar o que quer que seja. Se o MMA é violento? É! Muito. Se tem regras? Tem. “Poucas” mas tem. Se é uma modalidade perigosa? Sim, muito! Mas acho que também é necessário ver o outro lado da moeda. Quantas modalidades de luta são a salvação de tantos jovens que andam perdidos na vida e que encontram a salvação quando calçam umas luvas e quando são amparadas por um treinador que a retira de um mau ambiente e que transforma a fúria de tantos jovens em talento e em lutadores que se destacam.

Para mim, entrar num combate de MMA é arriscar a vida. Seria incapaz de o fazer porque não sou adepto da violência, mesmo em forma de desporto. Mas não gostar não me dá o poder nem a autoridade de ofender que entende por bem colocar a sua vida em risco num qualquer desporto. E, verdade seja dita, quase todos os desportos já tiveram mortes trágicas e lesões que ficam para a vida. É o preço a pagar. Uns querem e aceitam o risco. Outros não. É uma opção. E ninguém é melhor do que o outro independentemente da sua escolha.

4 comentários:

  1. Olá :)

    Cá em casa não se segue futebol, (não apreciamos), mas há anos que seguimos MMA. É preciso educar as pessoas em primeiro lugar o significado da sigla: MMA significa Mixed Martial Arts. Este desporto é o resultado da evolução do chamado outrora "vale tudo". Nunca foi tão aceite e conhecido pelo público, assim como nunca teve tantas regras. Os lutadores de MMA não são rufias, são atletas como quaisquer outros, num desporto que é deveras exigente. Falar de MMA é falar das várias artes marciais como kung fu, karate, jiu jitsu, de wrestling, kick boxing. É falar de nomes desde os Gracie a Ronda Rousey - sim, que as mulheres também lutam e bem!
    Gosto especialmente de ver os eventos da UFC que se destaca pela super máquina de marketing e organização, conseguindo mesmo elevar o desporto a um novo patamar, com eventos sempre grandiosos e em grandes locais pelo mundo como a O2 Arena em Londres. Gosto especialmente das reportagens sobre os atletas: aí qualquer pessoa menos informada sobre MMA apercebe-se que se tratam de desportistas que trabalham no duro, todos os dias. Que existe imenso profissionalismo e que na grande maioria das vezes a atitude de bad boy é só show off, é para p espectáculo, que na realidade os lutadores dão-se bem, apoiam-se e treinam-se mutuamente.
    Que há ex-atletas olímpicos, militares, polícias e todo o tipo de pessoas que se dedicam à modalidade. E que é de tirar o chapéu a qualquer pessoa que seja cinturão negro em meia dúzia de artes. Não é para todos!
    Por fim, quem conhece e aprecia artes marciais, sabe que a sua disciplina não cria pessoas violentas, pelo contrário, dá-lhes foco, disciplina, motivação e calma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que as pessoas se informem melhor sobre a modalidade em vez de dizerem determinadas coisas como já li por aí.

      Eliminar
  2. Eu faço parte dos que nunca tinham ouvido falar de mma. Movida pela curiosidade, fui ao youtube pesquisar "mma João" e apareceram múltiplos vídeos do combate. Hesitei, mas acabei por não clicar em nenhum. O que este post me deixou a pensar (estive também a reler o anterior sobre o mesmo assunto) foi: "Que todos os lutadores tenham noção que podem morrer, faz sentido, mas será que todos estão preparados para lidar com o facto de matarem alguém?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nisso não devem pensar tanto porque acreditam que não o vão fazer. Acho que existirá mais o medo de morrer do que o pensamento de poder matar alguém. Mas isto sou eu a atirar para o ar.

      Eliminar