8.3.16

sem vocês não era a mesma coisa. com vocês é muito mais especial

Ouvir Dia Internacional da Mulher é algo que me faz pensar imediatamente nas minhas mulheres. Nas mulheres da minha vida. Naquelas que tornam impossível não celebrar este dia ao longo de todo o ano. A começar logo pela minha mãe que além de carregar o peso de melhor mãe do mundo carrega ainda a responsabilidade da existência deste dia. É por causa de mulheres como a minha mãe que existe esta data. Para que o mundo celebre a existência de mulheres fantásticas.

Um dos motivos pelos quais recordo o Dia Internacional da Mulher de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro é por causa da minha mãe (e também do meu pai, tenho de ser justo). Foi ela (eles) quem me ensinou a respeitar as mulheres. A olhar para elas com o respeito e igualdade que merecem, que sempre mereceram. Foi ela quem me ensinou a elogiar uma mulher, a tratá-las com respeito e a ser educado com todas as mulheres com quem me cruzo ao longo da vida.

Foi também ela (eles) que me ensinou a nunca esquecer o cavalheirismo num encontro. A nunca descurar os detalhes que acabam por se ir perdendo com o passar dos anos. E a recordar tudo isto em todos os dias na minha vida e não apenas neste dia. E assim aprendi a importância de uma mulher. Aprendi a valorizar uma mulher por todos os seus encantos. E cada vez que olho para a minha mãe tudo isto que tenho tentado descrever ganha vida no brilho dos seus olhos.

Pensar neste dia é também sorrir por acordar todos os dias ao lado da mulher que me mostrou que até a conhecer não sabia o que era amar. Andava enganado a pensar que sabia quando na realidade foi ela quem me ensinou o que significa realmente amar alguém. E tudo aquilo que aprendi com a minha mãe é colocado em prática com a minha mulher. Que, tal como a minha mãe, é um belo exemplo de que as mulheres têm muito mais força do que os homens. E também que a força de uma mulher não se mede pelos quilos que consegue carregar. Vai muito além disso. Observar a minha mulher adormecer no meu peito e acordar e vê-la dormir como um anjo torna impossível que não festeje esta data ao longo de todo o ano.

É também impossível não pensar na minha irmã. Que me ensinou um amor diferente dos dois anteriores. Outro belo exemplo de força e de determinação. Mais um exemplo de que a força de uma mulher vai muito além do que aquilo que os olhos observam numa primeira e rápida análise. E falar da minha irmã rouba-me a respiração quando penso na minha sobrinha, a criança mais espectacular que este mundo alguma vez conheceu. E quando olho para ela tenho a certeza de que aquilo que tenho aprendido ao longo da vida em relação às mulheres será ensinado a mais do que uma pessoa por ela, uma menina a caminho de ser uma grande mulher.

Também não posso deixar de mencionar a minha sogra (sem ela não teria conhecido a minha mulher), a minha cunhada, as mulheres da minha família e as amigas que a vida colocou no meu caminho ao longo da minha existência. Por fim, destaco também todas as mulheres anónimas que, mesmo tendo em conta o desconhecimento de tantas pessoas, são umas verdadeiras heroínas que dão sentido a este dia. Um feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres, em especial para as mulheres da minha vida.

8 comentários:

  1. Adoro ler-te sobre as mulheres.
    És um doce e acho que a tua mãe (e teu pai) tem um jóia de um filho.
    Parabéns para ti também.
    Feliz Dia da Mulher para a tua mãe, sogra, esposa, irmã...e como dizes celebras o dia da mulher de 1 de janeiro a 31 de dezembro.
    Elas merecem.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem jeito com as tuas palavras. Muito obrigado :)

      Beijos

      Eliminar
  2. Hoje também devia ser dia do Homem, para todos aqueles que como tu, se lembram e tratam bem das mulheres da sua vida 365/6 dias por ano. Feliz dia para ti.

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler. Gostei de saber que tem uma mãe assim.Sempre digo que nós somos culpadas da maneira como somos tratadas. Os homens são educados por mulheres na primeira década de vida, quando o seu carácter está em formação. Pelas mães, educadoras e professoras primárias.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos um reflexo daquilo e daqueles que nos rodeiam. Felizmente estou bem rodeado e fui bem educado.

      Abraço

      Eliminar