22.3.16

qual o problema da euforia?

Estádio do Bessa. Minuto 90+2. Quando o jogo entre o Boavista e o Benfica parecia ficar teimosamente empatado a zero eis que Jonas marca um golo, garantindo a vitória ao Benfica. Por sua vez, este resultado permitiu ao Benfica recuperar a liderança isolada do campeonato, algo que não acontecia em caso de empate. Assim que foi golo, os festejos foram consideráveis ou não se tratasse de um golo que resolve um jogo. Quase todos os elementos do Benfica foram festejar com Jonas. Quando o jogo acabou, mais festejos. Sempre consideráveis.

Tudo isto leva a que algumas pessoas critiquem o Benfica e os adeptos por estarem eufóricos e a festejar antes do tempo. E isto é algo que não compreendo. A começar pela própria euforia, que de acordo com o dicionário é "uma sensação fisiológica de bem-estar". Algumas pessoas olham para a euforia dos jogadores e adeptos como uma doença ou um festejo antes do tempo. Quando a euforia surge no momento em que tem de aparecer. Golo. Vitória. Liderança isolada do campeonato. Euforia e alegria completamente normais. Que acabam naquele momento. Não ouvi os jogadores gritarem "somos campeões" tal como o treinador, o presidente ou os adeptos não disseram algo semelhante. Aliás, estes últimos fartaram-se, isso sim, de pedir o 35º campeonato.

Muito se tem discutido a alegria e euforia mas estas são completamente normais em todas as pessoas. Quando algo nos corre bem na vida ficamos alegres e eufóricos. Mal seria se quando algo corre bem ninguém festejasse porque parece mal revelar alegria ou euforia. Algo completamente diferente é transformar a euforia e alegria em conquistas antes do tempo. Por exemplo, estão a sair os números do euromilhões e tenho os cinco que saíram. É normal que fique alegre e eufórico. Já não será normal que comece a gritar "ganhei o primeiro prémio" quando ainda faltam sortear as estrelas. E com o futebol é o mesmo. É normal que os jogadores, equipa técnica, dirigentes e adeptos fiquem eufóricos com vitórias, mais ou menos, complicadas. De resto é trabalhar para que tudo continue a correr como desejado.

Pegando ainda no exemplo do jogo de Domingo. Um festejo antecipado é um comentador, num canal de televisão, revelar-se contente pelo facto de o seu clube - o Sporting - ter retomado a liderança do campeonato. "Agora é não entrar em euforias porque ainda faltam vários jogos", diz quando o jogo ainda não terminou. E quando acaba a sua frase o Jonas marca golo e resolve o jogo. Acho que este exemplo explica bem aquilo que é um festejo antecipado e exagerado.

De resto, mal dos adeptos que não vibram com um golo ou com uma vitória. Mal das pessoas que não ficam alegres quando algo lhes corre bem na vida. Mal das pessoas que têm medo de festejar um momento porque os outros podem achar mal e porque acham que não se festeja. Cada festejo no seu momento. E é assim que a vida tem de ser. Festejar o momento e não festejar o futuro que se desconhece.

4 comentários:

  1. Costuma-se dizer "Não deitem foguetes antes da festa" mas não se trata disso. Ninguém está a dizer que somos campeões, apenas que ganhamos (mais) um jogo. Claro que andamos todos (benfiquistas) a sonhar com o 35 e se for como tri muito melhor. Agora não tem mal festejar um golo e muito menos uma vitória. Eu lembro-me do jogo em que mais gritei no estádio foi para a champions, ganhámos mas já sabíamos que não íamos continuar na competição e nºao foi por isso que não fiquei eufórica. A "euforia" ao festejar uma vitória significa que os adeptos (befiquistas/sportinguistas/de um clube da II divisão B) apoiam a sua equipa e ficam felizes com cada sucesso. Básico. Quem não perceber isso não deve perceber muito da magia do futebol

    ResponderEliminar
  2. Acho que faz sentido. Uma vitória é sempre uma vitória. Mesmo que seja só uma batalha, e não a guerra, é melhor ganhar a batalha do que perdê-la!

    ResponderEliminar