8.3.16

este dia não faz sentido. ou talvez faça...

Isto é capaz de soar mal mas gosto de acreditar que algo como o Dia Internacional da Mulher é algo que não faz sentido. Festejar o quê? Enaltecer o quê? E festejar e enaltecer apenas hoje enquanto se ofende e maltrata as mulheres durante o resto do ano? Todos os dias são dias da mulher. Todos os dias as mulheres devem ouvir uma palavra bonita, um elogio e todos os dias devem estar em pé de igualdade com os homens no que a ordenados diz respeito, progressão de carreira e tudo mais. E é neste sentido que considero desnecessário existir um dia da mulher. Porque afinal, todos os dias são delas, das mulheres.

Por outro lado, quando me deparo com as notícias começo a mudar de opinião. Quando leio que os ordenados ainda são muito diferentes. Quando leio que as oportunidades de trabalho não são iguais. Quando leio que existe discriminação acredito que afinal ainda é preciso este dia. Que afinal é necessária uma data que serve para que algumas pessoas percebam que ainda existe um longo caminho a percorrer para que exista mais harmonia em determinados aspectos.

E quando estou na dúvida sobre a eventual necessidade de um Dia Internacional da Mulher deparo-me com aquilo que acontece (e será assim hoje porque é sempre) ao longo deste dia nas redes sociais. São frases bonitas. São flores. São imagens ternurentas. Muitas delas partilhadas por pessoas que amanhã já nem sem lembram do dia. Muitas delas partilhadas por mulheres que se esquecem de lutar pelos seus direitos ao longo do ano.

Por isso, e bem vistas as coisas, é capaz de ainda demorar muito tempo até que deixe de ser necessário olhar para o Dia Internacional da Mulher como uma ocasião quase rara em que as mulheres são elogiadas e valorizadas. É capaz de demorar até se chegar ao ponto em que tudo isto será tão normal que ninguém se irá lembrar de que existe o Dia Internacional da Mulher.

6 comentários:

  1. O problema de existir UM dia da Mulher é que nos outros dias somos completamente esquecidas. O Homem que hoje partilha frases bonitas, que diz que a mãe, a esposa e a filha são as mulheres da vida dele amanhã vai chegar bêbado a casa e tratar a mulher como um pedaço de carne, vai despejar a mãe num lar porque não tem paciência para a ouvir perguntar 1000 vezes que dia é hoje, vai exigir que a filha seja alguém que ela não quer ser. Mas só amanhã, porque hoje é tudo um mar de rosas e chocolates!

    Enquanto existirem Homens que se acham donos do mundo e que tratam as mulheres como seres inferiores - seja em casa ou no trabalho - não há dia da Mulher que nos salve, que salve esta sociedade cada vez mais degradada.

    Enquanto a sociedade olhar de lado para uma mãe solteira - seja por opção dela ou do pai - que luta para criar e educar o filho, enquanto a sociedade esperar das mulheres que estas queiram casar e ter filhos e que só valem alguma coisa quando cumprem o cronograma da sociedade - ser médica, professora, engenheira/casar/ter filhos/comprar casa - o dia da Mulher vai ser apenas mais um dia.

    Enquanto criticarem as mães que optam por ficar em casa a cuidar dos filhos e acharem que estas são umas preguiçosas que não querem trabalhar, enquanto duvidarem de uma mãe que depois de 5 meses em casa quer voltar ao trabalho e acharem que ela não gosta do filho, enquanto estas criticas vierem de outras mulheres estamos mal, muito mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que dizes mas pergunto-te se podemos retirar as mulheres de alguns do problemas (e não têm de ser os que aqui colocas). Ou seja, também não existem mulheres que se esquecem de que o seu dia é todo o ano?

      Eliminar
  2. Para mim este dia não será bem para festejar, mas para lembrar a luta das mulheres pelos seus direitos, muitas tombaram a lutar pelo que temos hoje e nisso pouco se fala.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse aspecto comparo com o 25 de Abril que para muitos é um dia para beber cerveja e sair com os amigos.

      Eliminar
  3. Excelente análise, subscrevo totalmente. Principalmente no que toca à hipocrisia de festejar no Dia e depois esquecer tudo no resto do ano. Este não é um dia de festa, muito pelo contrário!

    Jiji

    ResponderEliminar